Toyota Etios 1.3 – Carro para quem pensa

O Toyota Etios não vai muito bem de vendas desde o lançamento do carro, em 2012. Existem vários culpados por isso, mas o principal é a própria Toyota que descuidou do design enquanto os concorrentes diretos trouxeram o que o consumidor quer: um carro bonito e com equipamentos de conforto além das expectativas.

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O modelo 2014 ganhou poucas novidades estéticas, como um retrovisor externo mais esportivo e painel com acabamento em preto, batizado de Total Black, a partir da versão X.

A maior surpresa foi a troca de motorização da versão XS, a mesma desta avaliação. Sai o 1.3l e entra o 1.5l, um pouco mais potente. Quem já comprou a 1.3l corre o risco de maior desvalorização do usado, assim não é possível dizer que esta foi uma decisão acertada da marca junto aos poucos consumidores. Pode ter sido uma faca de dois gumes.

Vida a bordo
O que mais surpreendeu na versão intermediária XS foi justamente o motor 1.3l 16 v que rende até 90 cv a 5.600 rpm, bem esperto para um 1.3l. Com apenas 940 Kg de peso, o motor é mais do que suficiente para o dia a dia no trânsito.

Chamou atenção a desenvoltura e agilidade, combinado com o baixo consumo. No etanol, ficou acima de 10 Km/l no circuito misto, com trânsito leve na cidade.

Os plásticos são duros, de acabamento duvidoso, que choca aqueles acostumados com o acabamento mediano do Corolla e o mais sofisticado do Camry. Mas é um popular e carros populares sofrem desse mal.

A posição de dirigir é conveniente, com posição mais elevada de dirigir, não agrada a todos, mas o público feminino gosta. O que realmente não caiu bem foi o painel com instrumentos centralizados. Ficou estranho, mas esta é uma daquelas coisas que o proprietário se acostuma. Assim como os comentários dos amigos.

A verdade é que o Etios não é um carro de compra emocional, mas, sim racional e, por isso, a Toyota deve dar foco diferenciado nas vendas do modelo, e buscar conquistar o bolso dos frotistas.

Pode ser o verdadeiro sucessor do Mille, que sai de cena em janeiro de 2014 por não dispor de airbags e freios ABS. Só precisa custar mais barato, pois a briga com outros modelos populares pode parecer injusta, mas é real. A favor, por R$ 29.990, a versão básica conta com o excelente motor 1.3l, e a qualidade Toyota, que é indiscutível, até mesmo nos modelos populares.

 

Alexandre Akashi

Editor da Revista Farol Alto

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