Muito além da reparação automotiva

Apesar de pequena, a oficina é muito bem estruturada
Apesar de pequena, a oficina é muito bem estruturada

Silvio Ricardo Cândido é um empreendedor e, como tal, vislumbra um futuro melhor para ele, a empresa que comanda, e todo setor da reparação automotiva.

Proprietário da Peghasus Powered Motors, oficina que fundou em 1985, Silvinho, como é conhecido pelos amigos, divide o tempo entre o trabalho cotidiano da empresa, a diretoria de marketing do GOE (Grupo de Oficinas Especializadas), da qual faz parte, e também da diretoria do Sindirepa-SP, o sindicato das oficinas mecânicas.

O mais recente trabalho desenvolvido por ele foi o Selo Sustentabilidade Sindirepa (SSS), que conta com apoio do Sebrae-SP e promete nivelar por cima o trabalho das oficinas de reparação. “O selo é um raio-x da oficina para que o empresário tenha profundo conhecimento do negócio e o melhore constantemente”, afirma Silvinho.

O pulo do gato do SSS é, segundo Silvinho, a consultoria que é oferecida ao empresário, em que ele recebe um relatório completo da atual situação da oficina em três grupos de requisitos: Legalidade, Eficiência e Excelência.

Com dois andares, foi a primeira no Brasil a ter elevador interno; quando não está sob o capô
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“O SSS é dividido em três graus de evolução (I, II e III), não é necessário que a empresa atenda de imediato a todos os 60 requisitos para ser certificada, mas sim uma determinada quantidade mínima para cada grau”, explica Silvinho. “Para conseguir o Grau I do SSS a empresa deve conseguir atender a um mínimo de 12 requisitos do grupo de Legalidade; 11 requisitos do grupo de Eficiência e 11 requisitos do grupo de Excelência”, exemplifica.

Outro benefício para o empresário é o valor do investimento, uma vez que 80% da consultoria é paga pelo Sebrae-SP. “O valor do contrato de consultoria assinado com o SEBRAE-SP é de R$ 1.800 mas o empresário só paga R$ 360”, afirma Silvinho.

E o que o cliente da oficina ganha com isso? A garantia de que utiliza serviços de uma oficina que preza pela qualidade de atendimento, e faz de tudo para resolver o problema, no menor tempo e custo possível, com cordialidade e profissionalismo, uma vez que todos os itens avaliados durante a visita técnica e posterior análise da empresa são baseados em normas e leis. “Uma das dificuldades foi a carência de regulamentos para o setor de reparação automotiva, assim usamos muitos requisitos de outras atividades, com lavanderia, principalmente no que diz respeito a descarte de resíduos”, diz Silvinho.

A Peghasus foi a primeira a conquistar o Selo, assim como as oficinas AutoMecânica Scopino, Foxcar e Centro de Diagnóstico Torigoe. Até o fim deste ano, a meta é ter 50 oficinas SSS e, em 2014, mais de 200. “Além de proteger o meio ambiente, o selo vai trazer mais produtividade, eficiência e qualidade no atendimento ao setor de reparação de veículos, potencializando a competitividade das empresas participantes”, diz.

GOE

Silvio planeja as próximas ações da Peghasus, do GOE, e do sindicato
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Fundador do GOE (Grupo de Oficinas Especializadas), em 2002, Silvinho hoje atua como diretor de marketing do grupo, que é composto por 13 integrantes que se reúnem uma vez por mês para melhorar as áreas técnicas, administrativas e operacionais das empresas.

Entre os diferenciais do GOE, destaque para o trabalho realizado em conjunto com diversas fabricantes de autopeças, que elegeram o grupo apto a prestar serviço autorizado para garantia e assistência.

Alexandre Akashi

Editor da Revista Farol Alto

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