Nissan Sentra – Agora com cara de tiozão

Lançado em outubro, o modelo 2014 do Nissan Sentra é, esteticamente, o oposto do anterior, que buscava um público mais jovem apesar de ser, em linhas gerais, carro para quem é pai de família e tem acima de 35 anos. Em outras palavras, tiozão.

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Avaliamos a versão topo de linha, SL, que custa R$ 71.900 e vem recheado de tecnologia embarcada. Além dos itens básicos (ar-condicionado digital de duas zonas, piloto automático, direção elétrica, comandos no volante, farois de neblina, CD player com MP3 e bluetooth, chave presencial, ignição por meio de botão), vem com teto solar elétrico, retrovisor interno eletrocrômico, airbags laterais e de cortina, sensor de estacionamento com câmera de ré, revestimento de couro, acendimento automático dos farois, rodas de 17 polegadas e tela para GPS.

O motor é comum para todas as versões, e o mesmo do modelo anterior: 2.0 l flex 16V flex de 143 cv de potência a 5.200 rpm e torque máximo de 20,3 kgfm a 4.800 rpm, independente do combustível. A novidade é que aposentou o tanquinho de partida a frio.

perfil---JúlioVida a bordo
Convidamos o Consultor do Jornal Farol Alto e proprietário da Souza Car, Júlio de Souza, para avaliar o modelo. Para ele, tudo agrada no interior, por conta do bom espaço interno mesmo para pessoas altas que vão sentadas no banco traseiro. “Uma pena é o túnel no centro do carro e o console que acaba deixando desconfortável quem vai sentado na parte central do banco”, diz.

Júlio elogia a visibilidade e o conforto, assim como a posição de dirigir, já que o modelo conta com banco e volante com regulagem de altura e profundidade. “A direção elétrica é suave e precisa, e o câmbio CVT não se sente a troca das marchas”, comenta.

Outros itens elogiados foram a central multimídia multifuncional com câmera de ré e GPS, e um computador de bordo. “Traz todas as informações necessárias para o motorista”.

O novo visual, também agradou. “Continua o carro do tiozão, mas com visual reestilizado e moderno agrada bastante”, avalia.

Porém, nem tudo são flores. “O consumo em trânsito misto abastecido com etanol é elevado, em torno de 6,7 km/l, e o câmbio ainda se sente um vazio em retomadas”, criticou.

Ficha técnica
Nissan Sentra SL
Motor: dianteiro, 4 cilindros, 16 válvulas, flex, com sistema CVVTCS
Cilindrada: 1.997 cm³
Potência: 140 cv @ 5.100 rpm (etanol/gasolina))
Torque: 20 kgfm @ 4.800 rpm (etanol/gasolina)
Câmbio: Automático XTRONIC® CVT
Direção: elétrica com assistência variável e diâmetro de giro de 10,8m
Tração: dianteira
Pneus: 205/50 R17
Freios: discos ventilados dianteiros e sólidos na traseira, ABS com EBD
Dimensões: comprimento, 4.625 mm; largura, 1.761 mm; altura, 1.513 mm; entre-eixos, 2.700 mm
Peso: 1.348 kg
Volumes: porta-malas – 503 l; Tanque de combustível: 52 l
Desempenho: 0 a 100 km/h em n/d; velocidade máxima de n/d

 

Alexandre Akashi

Editor da Revista Farol Alto

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