Oficina autorizada

As montadoras não precisam mais, necessariamente, obrigar o concessionário a investir milhões de reais em infraestrutura de pós-vendas. Já existe um modelo muito mais interessante para todos, principalmente para o consumidor: aproveitar a excelente rede de empresas reparadoras de automóveis independente para realizar manutenção em garantia e expandir assim a oferta de serviços autorizados.

Com 550m², emprega sete mecânicos e cinco funcionários administrativos; atualmente 70% do movimento é de Towner e Topic
Com 550m², emprega sete mecânicos e cinco funcionários administrativos; atualmente 70% do movimento é de Towner e Topic

Esta tem sido a tática utilizada pelos importadores de veículos utilitários chineses CN Auto (que traz os modelos Towner e Topic), e Rely (com uma picape, uma van e a Link, uma minivan).

Equipamentos indispensável nas oficinas: analisador de gases
Equipamentos indispensável nas oficinas: analisador de gases

Na Vila Maria, bairro da zona Norte de São Paulo, a oficina autorizada é a Auto Check-up, localizada na Avenida das Cerejeiras, 59, e que em 2014 completa 30 anos de atividades. “Nossa historia com a CN Auto começou em 2008, e com o passar do tempo, o relacionamento foi se estreitando cada vez mais”, afirma o proprietário, Antonio Simão Domene, o Toni, como é mais conhecido.

“Hoje, além de fazer as revisões em garantia, somos distribuidores de peças da marca e também comercializamos veículos”, diz.
Toni conta que 70% do movimento da oficina hoje é fruto da parceria com a CN Auto. Com 550 m² de área, a Auto Check Up conta com 12 funcionários, sete mecânicos e cinco administrativos.

Um dos serviços mais executados é a conversão para GNV (gás natural veicular) nos modelos Topic. “Utilizamos o sistema de quinta geração da BRC, e fazemos isso com o aval da montadora, assim o cliente não perde a garantia do veículo”, diz Toni.

Como representante da marca, a Auto Check -up possui todos os equipamentos originais, e por também ser uma oficina independente, sabe o quanto isso é valioso para o reparador. Assim, disponibiliza um serviço de ajuda técnica para os colegas-clientes.

O proprietário, Antonio Domene, o Toni
O proprietário, Antonio Domene, o Toni

Com a experiência de oficina autorizada, comenta que os problemas mais comuns nos modelos Towner é a sobrecarga, o que reduz a vida útil do veículo por ser submetido a esforços além da capacidade.

GOE
Último integrante a ser aceito no GOE (Grupo de Oficinas Especializadas), a Auto Check-up ingressou no grupo há cerca de 4 anos. “Já conhecia o pessoal, pois fazia parte de outro grupo, o GT3”, diz Toni.

O empresário destaca a importância do trabalho de relacionamento que o GOE desenvolve junto às fabricantes de autopeças, no desenvolvimento de novos produtos. “Nossas oficinas servem de laboratório para as empresas parceiras, pois somente na aplicação do dia a dia é possível encontrar pontos que podem ser melhorados”, afirma.

Fundado em 2002, o GOE conta com 10 oficinas participantes: Auto Check-up, Auto Mecânica Scopino, Erick Pneus, Mega Car Centro Técnico Automotivo, Pardal Motores, Peghasus Powered Motors, Serv Car Auto Mecânica, Tecnicar Comércio de Peças e Serviços e Vera Lúcia Centro Automotivo.

Alexandre Akashi

Editor da Revista Farol Alto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 + dezenove =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.