Navega: tradição em Moema

Tradicional centro de reparo automotivo do bairro de Moema, em São Paulo, a Navega Mecânica foi fundada em 1968, e hoje está sob cuidados da segunda geração de reparadores, tendo como principal responsável Marcelo Navega, que contabiliza 30 anos de oficina.

Segunda geração de reparador, Marcelo Navega está há 29 à frente da oficina que leva o sobrenome da família
Segunda geração de reparador, Marcelo Navega está há 29 à frente da oficina que leva o sobrenome da família

“No começo ajudava meu pai na administração e alguns pequenos serviços de alinhamento, suspensão e freios”, afirma Marcelo, com saudades da época que começou. “Era muito mais fácil manter uma oficina, apesar da inflação”, comenta.

O ano é 1984, final de ditadura militar e início de um período de novas esperanças, ainda que com apenas quatro marcas de veículos no mercado, e quase nenhuma eletrônica embarcada. “Trabalhávamos com a inflação e conseguíamos boa rentabilidade pois muitos componentes eram comuns em diversos modelos”, lembra Marcelo.

Infelizmente esse período foi interrompido pelo Plano Collor e o confisco de 80% da moeda em circulação. “Como tínhamos peças em estoque, consertei muitos carros sem cobrar, pois os clientes também não tinham dinheiro, mas precisavam do carro”, lembra.

Com dois pátios em movimentada rua de Moema, a Navega oferece todos os serviços de mecânica automotiva
Com dois pátios em movimentada rua de Moema, a Navega oferece todos os serviços de mecânica automotiva

O período coincidiu com a evolução tecnológica dos automóveis, que de um dia para outro trocaram o carburador pelo sistema de injeção eletrônica. “Meu irmão era especialista em carburador, e a novidade não despertou o interesse dele, mas eu senti que precisava estudar e conhecer mais sobre isso”, comenta Marcelo.

Em tempo, antes de ingressar na oficina, Marcelo havia cursado dois anos de faculdade técnica de informática. Ele não sabia ainda, mas a eletrônica era o futuro dele.

Porém, todas essas mudanças quase levaram os irmãos Navega à falência, ainda mais porque anos antes, o pai decidiu tocar os negócios da fazenda em Goiás, e deixou a oficina sob total responsabilidade dos filhos. “Foi nesta época que o GTA surgiu e se não fosse pelo grupo, não teríamos sobrevivido”, conta Marcelo.

GTA
O GTA (Grupo Técnico Automotivo) foi o segundo grupo criado pelo Sindirepa-SP, logo depois do Grupo dos 15. “Somente depois que entrei no GTA passe a entender os problemas e que muitos empresários do setor tinham as mesmas demandas”, comenta Marcelo.

perfil-3recepçãoFelizmente hoje a Navega Mecânica é uma empresa saudável, apesar de ainda ter de ‘matar um leão por dia’, segundo Marcelo. A empresa conta com 12 colaboradores, dos quais seis são reparadores.

Entre os serviços oferecidos, a Navaga é especialista em suspensão, alinhamento de direção, regulagem de motores, baterias, troca de óleo, direção hidráulica e elétrica, balanceamento de rodas, câmbio, ar-condicionado, freios (inclusive ABS), amortecedores, transmissão automática, eletricidade e eletrônica, pré e pós inspeção veicular.

Além do GTA, a Navega faz parte da Rede EcoCar, grupo formado pelo fabricante de equipamentos Tecnomotor que oferece suporte técnico e administrativo em forma de treinamentos para empresas de reparação associadas à marca, criando assim um diferencial competitivo.

Alexandre Akashi

Editor da Revista Farol Alto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × dois =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.