Chevrolet Onix – Econômico, mas com restrições

Ser bonito e econômico são atributos fortes em um automóvel, e isso o Chevrolet Onix 1.0 l tem. Mas não é tudo. “É um bom carro, mas existem detalhes que me incomodaram”, afirma o consultor automotivo do Jornal Farol Alto, Júlio de Souza, da Souza Car, que avaliou a versão LT do modelo da Chevrolet e deu nota 8 no geral pelo veículo.

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Para o consultor, o Onix se destaca em consumo e desempenho. “Apesar de ser 1.0 l, é um carro que na estrada responde bem, tem boa aceleração e nas subidas não perde tanta potência”, afirma. “Além disso é excelente de consumo; havia meio tanque de gasolina, abasteci com mais R$ 30 de etanol e rodei 240 km. Quando parei havia os mesmos meio tanque de antes de abastecer”, comenta.

onix--avaliação-julioVida a bordo
Mas, nem tudo são flores. Júlio ficou incomodado com o sistema de iluminação do painel, e com o sistema de luz “leve-me”, em que as luzes externas do carro se acendem automaticamente ao destravamento das portas pelo controle remoto. “O painel e os faróis acendem automaticamente ao destravar a porta, mas o painel fica aceso e os faróis não, pois não há sensor crepuscular, e isso engana o motorista, pois como está tudo iluminado por dentro, a sensação é que os faróis permaneceram ligados. Tenho reparado na rua e percebido diversos carros da GM rodando com os faróis apagados a noite e esta é a razão”, comenta.

Outro item que deixou o consultor insatisfeito foram os bancos. “A espuma é dura e desconfortável. Em uma viagem de mais de duas horas, torna-se cansativo ficar dentro do carro”, diz.

Além disso, no banco traseiro há apenas dois encosto de cabeça, sendo que o carro é considerado para cinco passageiros. Assim, falta um encosto, o que pode comprometer a segurança do quinto usuário.

A ergonomia do carro também foi criticada pelo consultor. “A posição dos botões do vidro elétrico e do puxador da porta incomodaram, pois estão muito diferentes do habitual, principalmente o puxador, que obriga a levar o braço para trás para alcançá-lo. Normalmente, é só esticar o braço em linha reta e pronto”, diz.

Ficha técnica
Chevrolet Onix 1.0 l LT
Motor: dianteiro, 4 cilindros, 8 válvulas, flex
Cilindrada: 999 cm³
Potência: 80/78 cv a 6.400 rpm (etanol/gasolina)
Torque: 9,8/9,5 kgfm a 5.200 rpm (e/g)
Câmbio: manual – 5 marchas
Direção: hidráulica
Tração: dianteira
Pneus: 185/70 R14
Freios: disco ventilado na dianteira e tambor na traseira, ABS com EBD
Dimensões: comprimento, 3.930 mm; largura, 1.964 mm; altura, 1.484; entre-eixos, 2.5228 mm
Peso: 1.019 kg
Volumes: porta-malas – 280 l; tanque de combustível: 54 l
Desempenho: 0 a 100 km/h em 10,0/10,6 s (e/g); velocidade máxima de 180 km/h (e/g)

Alexandre Akashi

Editor da Revista Farol Alto

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