Oficina mecânica e módulos

Localizada no bairro Vila Nova, em Campinas, a Design Mecânica é uma oficina diferente da grande maioria, pois além de realizar manutenção veicular se especializou também no conserto de módulos eletrônicos (ECU).

A sede própria localizada no bairro Vila Nova, em Campinas, foi conquistada em 1995
A sede própria localizada no bairro Vila Nova, em Campinas, foi conquistada em 1995

A Design Mecânica atende desde 1981, e é dirigida pelos irmãos Bernardo. Carlos, o mais velho, comanda a área de manutenção veicular juntamente com a esposa, Marlene, que cuida da administração da oficina, enquanto André, técnico em eletrônica faz verdadeiros milagres na recuperação de ECUs.

O chefe da oficina Carlos Bernardo
O chefe da oficina Carlos Bernardo

Nestes 33 anos de mercado, Carlos conta que já viu de tudo um pouco. “O mercado está cada vez mais acirrado, os carros quebram menos, há mais tecnologia embarcada e o consumidor mais exigente”, afirma. “Isso tudo obriga o empresário da reparação se atualizar tecnicamente, assim como a sua equipe de forma mais constante, do contrário não consegue acompanhar o ritmo e acaba ficando de fora do mercado”, diz.

Uma das estratégias que Carlos desenvolveu nos últimos anos para conquistar a confiança do cliente é explicar de forma lúdica o problema do veículo é as consequências da falta de manutenção no tempo certo. Para tanto, mantém na mesa uma miniatura de um motor em acrílico transparente. “O bacana é que ela é funcional, o volante do motor gira e com ele todos os componentes internos, inclusive a correia de transmissão de força, o que gera movimento nas válvulas e comandos de válvulas”, explica. “Sempre que passo o orçamento ao cliente, pego o motor e mostro os possíveis locais onde serão necessárias intervenções e, com isso, consigo fazer com que o cliente visualize o problema e as dificuldades para se chegar a ele”, afirma.

AESA

O pátio da oficina conta com três elevadores
O pátio da oficina conta com três elevadores

Outra estratégia para se manter no mercado é participar da AESA – Associação das Empresas de Serviços Automotivos do Estado de São Paulo, com sede em Campinas e que conta com cerca de 100 associados.

“A AESA nos ajuda muito, principalmente em relação a informações técnicas e cursos”, comenta Carlos.

A associação, que não tem fins lucrativos, presta ainda consultoria jurídica e administrativa, além de promover parcerias. “Dessa forma, conseguimos atender nossos clientes com eficiência e tranquilidade”, diz Carlos.

Alexandre Akashi

Editor da Revista Farol Alto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três + dezesseis =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.