Chevrolet Cruze Sport6 – Silhueta ‘slim’

O Chevrolet Cruze é um desses carros que à primeira vista não mostra tudo o que tem a oferecer. Somente atrás do volante é possível entender que o quanto o modelo é robusto e sofisticado.

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Mesmo sendo um hatchback médio, o Sport6 tem aspecto compacto por fora, e graças ao design ‘slim’, engana bastante.

Com motor 1.8 16 válvulas flex de 144 cv de potência quando abastecido com etanol, oferece duas opções de câmbio: manual, de seis velocidades (a partir de R$ 68.890), e automático, também de seis (a partir de R$ 75.590), ambos na versão LT.

Já a versão top de linha, a LTZ (a mesma desta reportagem), dispõe apenas de câmbio automático e preço a partir de R$ 84.890.

Os mais de R$ 9.000 de diferença entre a versão LT automática e a LTZ deve-se a incorporação de uma série de equipamentos, sendo os mais interessantes o sistema de chave por presença, tanto para abrir o carro quanto para dar a partida, sem a necessidade de tirar a chave do bolso, o teto solar elétrico, o air bag tipo cortina, a câmera de ré e o sistema multimídia MYLINK com tela LCD de 7 polegadas sensível ao toque com GPS integrado.

Além disso, o LTZ vem de série com retrovisores externos com rebatimento elétrico, sensor de estacionamento traseiro e sensor crepuscular.

Em comum, rodas de 17 polegadas de liga leve, faróis de neblina, air bags laterais, controle de estabilidade e de tração, ar-condicionado, piloto automático, computador de bordo entre outros.

Vida a bordo
Mas é a bordo do Cruze que é possível sentir a imponência do modelo. Esta sensação é auxiliada pelo fato de a linha de cintura ser bastante elevada, e a visibilidade um tanto o quanto comprometida. Em algumas situações, é preciso até erguer o banco para enxergar melhor.

Isso tudo significa que o Cruze tem excelente posição de dirigir, com banco bem baixo e pernas quase esticadas.Bem diferente das minivans em que se dirige sentado como se estivesse em uma cadeira.

Apesar do bom motor e da excelente transmissão automática de seis velocidades, o Cruze não chega a empolgar nas acelerações, mas é bom de curva.

A Chevrolet podia oferecer aletas atrás do volante para trocas de marchas, item que deixaria o modelo mais divertido para dirigir. Com o preço salgado para um hatchback médio, este seria um mimo a mais para os clientes.

Ficha técnica
Chevrolet Cruze Sport6 LTZ
Motor: dianteiro, transversal, 4 cilindros, 16 válvulas, flex
Cilindrada: 1.796 cm³
Potência: 144/140 cv a 6.300 rpm (etanol/gasolina)
Torque: 18,9/17,8 kgfm a 3.800 rpm (e/g)
Câmbio: automático – 6 marchas
Direção: elétrica
Tração: dianteira
Pneus: 225/50 R17
Freios: disco ventilado na dianteira e sólido na traseira, ABS com EBD e ESP
Dimensões: comprimento, 4.510 mm; largura, 1.790 mm; altura, 1.477; entre-eixos, 2.685 mm
Peso: 1.436 kg
Volumes: porta-malas – 402 l; tanque de combustível: 60 l
Desempenho: 0 a 100 km/h em 10,7/10,8 s (e/g); velocidade máxima de 204/203 km/h (e/g)

Alexandre Akashi

Editor da Revista Farol Alto

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