Nissan Altima – Tecnologia e conforto a bordo

Lançado mundialmente em 1993, o Nissan Altima só desembarcou oficialmente no Brasil depois de 20 anos, e promete agradar uma estreita faixa de consumidores brasileiros que gostam de conforto e praticidade em um automóvel.

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O atraso justifica-se pelo perfil do mercado nacional, que é predominado pelos compactos populares de baixo valor agregado e com pouca tecnologia, mas preços elevados. Assim, como disponibilizar um carro grande e luxuoso de baixo volume de vendas, com elevado conteúdo tecnológico? E a que preço?

A verdade é que a chegada de um carro como este no Brasil revela que aos poucos o mercado amadurece. O lançamento foi em dezembro de 2013, quando custava R$ 99.800, Hoje, seis meses depois, vale R$ 112.900, segundo o site da Nissan.

É caro, mas se comparado com outros sedans da categoria, está dentro da faixa de mercado: Ford Fusion (de R$ 98.700 a 121.700), VW Passat (R$ R$ 118.150), Peugeot 508 (R$ 111.900), Honda Accord (R$ 119.900), entre outros.

Pelo preço, oferece muito espaço, bom nível de conforto e diversas tecnologias embarcadas que ajudam bastante no uso diário. Os destaques são o acionamento do motor à distância, por controle remoto, o aviso de veículo em ponto cego no retrovisor externo esquerdo, e o aviso de mudança de faixa, que dá um alerta sonoro sempre que o carro avança sobre a faixa de rolagem sem acionar a seta.

Outro item de conforto interessante são os sistemas de chave por presença com acionamento por botão no painel e o som assinado pela Bose, ligado a um multimídia com tela touch-screen de 7 polegadas, bluetooth, GPS e câmera de ré.

Vida a bordo
Com 4,86 metros de comprimento, 1,83 m de largura e 2,77 m de entre-eixo, o Altima é confortável tanto para quem viaja na frente quanto atrás. A primeira sensação ao sentar no banco do motorista é de acomodação instantânea do corpo, que segundo a Nissan é resultado de pesquisas para reduzir a fadiga do corpo durante longos períodos de condução.

O conforto é auxiliado ainda pela suspensão independente nas quatro rodas e pelos pneus 215/55 R17, conjunto que filtra bem as irregularidades do piso.

O conjunto motor-transmissão é um dos poucos pontos fracos, uma vez que conta com um subdimensionado quatro-cilindros em linha de 2.5 litros, de 182 cv de potência e 243 Nm de torque máximo. Por ser grande e pesado (1.469 kg), sofreu para acompanhar um Toyota Etios Cross, com motor 1.5 litro.

Ficha técnica
Nissan Altima SL 2.5
Motor: dianteiro, 4 cilindros, 16 válvulas, gasolina
Cilindrada: 2.488 cm³
Potência: 182 cv a 6.000 rpm
Torque: 243 Nm a 4.000 rpm
Câmbio: CVT
Direção: eletro-hidráulica
Tração: dianteira
Pneus: 215/55 R17
Freios: disco ventilado na dianteira (296 mm) e sólido na traseira (292 mm), ABS com EBD
Dimensões: comprimento, 4.865 mm; largura, 1.830 mm; altura, 1.470; entre-eixos, 2.775 mm
Peso: 1.469 kg
Volumes: porta-malas – 436 l; tanque de combustível: 68 l
Desempenho: 0 a 100 km/h em n/d; velocidade máxima de 210 km/h

Alexandre Akashi

Editor da Revista Farol Alto

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