Toyota Corolla GLi 1.8l – Novo por fora e por dentro

Depois de patinar nas duas últimas reestilizações do Corolla, a Toyota acertou a mão desta vez. Pelo menos por fora. O novo modelo tem design provocativo, mais esportivo e jovial, mas ainda conta com elementos conservadores, como a baixa linha de cintura. Já internamente, toda ousadia utilizada na carroceria foi esquecida, e o que se tem é um painel que remete os antigos sedans do início da década de 1990.

Invalid rotator ID specified (path erc_0_1404190555 doesn't exist). Unable to display rotator.

Apesar das mudanças estéticas, as opções de motorização são as mesmas do modelo anterior: 1.8 e 2.0 flex Já em transmissão, a novidade é a adoção do CVT (continuamente variável), ao invés da caixa automática de quatro velocidades. Há ainda a caixa manual de seis velocidades.

Vida a bordo
Nesta reportagem, avaliamos a versão de entrada do sedan japonês, a GLi, única com motor 1.8 que desenvolve potência máxima de 144/139 cv a 6.000 rpm (etanol/gasolina), e torque máximo de 18,4 Kgfm a 4.800 rpm (etanol)/17,7 Kgfm a 4.400 rpm (gasolina).

Com 8 cm a mais de comprimento e também largura, e 10 cm a mais de entre-eixos em relação ao modelo anterior, o Corolla 2015 está mais confortável do que nunca. A primeira impressão ao rodar com o carro é que ele flutua nas nuvens, graças a excelente calibração de molas e suspensão.

Toda essa maciez prejudica um pouco o carro em curvas mais fechadas, porém trata-se de um sedan de luxo e não esportivo. Assim, não faz tanta diferença, principalmente para quem anda no limite permitido da via. Nesta condição, é perfeito.

Mesmo com o motor mais fraco entre os disponíveis, o Corolla GLi tem bom desempenho de aceleração e, parte disso é graças à caixa manual de seis velocidades. Com engates precisos e boa relação, é possível arrancar bem de semáforos e ter boa retomada nas reduzidas. Todas essas características tornam o Corolla excelente opção para quem usa o veículo de forma comercial, como taxistas.

Mas, nem tudo foi perfeito. O modelo avaliado apresentou instabilidade ao sair somente me marcha-lenta, tal como o Etios Cross (veja reportagem publicada na edição passada). Pode ser uma simples questão de ajuste, mas é incomum, uma vez que somente os Toyota apresentam esta característica.

Outro item que pode ser melhor resolvido é o preço. A versão avaliada custa R$ 67.810, e nem espelho no para-sol do motorista tem.

Ficha técnica
Toyota Corolla Sedan 1.8 Dual VVT-i GLi (Flex) 2015
Motor: dianteiro, 4 cilindros, 16 válvulas, gasolina
Cilindrada: 1.798 cm³
Potência: 144/139 cv a 6.000 rpm (etanol/gasolina)
Torque: 18,4 Kgfm a 4.800 rpm (etanol)/17,7 Kgfm a 4.400 rpm (gasolina)
Câmbio: manual – 6 velocidades
Direção: elétrica
Tração: dianteira
Pneus: 205/55 R16
Freios: disco ventilado na dianteira e disco sólido na traseira, ambos de 15 polegadas, ABS com EBD
Dimensões: comprimento, 4.620 mm; largura, 1.775 mm; altura, 1.475 mm; entre-eixos, 2.700 mm
Peso: 1.255 kg
Volumes: porta-malas – 470 l; Tanque de combustível: 60 l
Desempenho: 0 a 100 km/h em: n/d; velocidade máxima de: n/d

Alexandre Akashi

Editor da Revista Farol Alto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 − 1 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.