Hyundai Grand Santa Fé – Conforto para até 7 passageiros

Entre os SUVs grandes, o novo Grand Santa Fé
é uma opção a ser considerada pelo nível
de acabamento e tecnologia 

Entre os recentes lançamentos da Hyundai-Caoa no Brasil, o Grand Santa Fé é com certeza o maior. O modelo chegou para substituir o Vera Cruz, que deixou de ser comercializado. Como foi retirado da gama de produtos mundiais da marca, é possível dizer que o Grand Santa Fé é o novo Vera Cruz e, assim sendo, passou por mudanças profundas, sendo a principal a redução do motor V6 de 3,8 litros para 3,3 litros.

Invalid rotator ID specified (path erc_81_1406996998 doesn't exist). Unable to display rotator.

Essa redução na capacidade volumétrica não alterou, no entanto, a potência do modelo, que continua com 270 cv, porem agora atingida em rotação mais elevada, a 6.400 rpm. O torque diminui um pouco, e passou para 32,4 Kgfm a 5.300 rpm (era 55,5 Kgfm, 4.400 rpm).

Apesar de tudo, são mudanças pequenas para o consumidor deste tipo de veículo, que tem como preço sugerido pela Caoa de R$ 173.900, e oferece bastante tecnologia e conforto para até sete usuários.

O motor, batizado de Lambda II 3,3 L DOHC, é o mesmo que equipa o Santa Fé (disponível em versões com 5 e 7 lugares), porém o Grand Santa Fé é 22,5 cm mais longo e tem 10 cm a mais de entre-eixos. Consequentemente é mais pesado também: 1.832 Kg ante 1.773 Kg do Santa Fé.

Vida a bordo
A convite da Caoa, avaliamos o modelo em rápida viagem de São Paulo a Campos do Jordão. A primeira impressão é de que se trata de um veículo muito bem acabado, que realmente foi pensado no conforto dos passageiros.

Tanto que o sistema de ar-condicionado conta com saídas de ar alojadas nas colunas laterais para os passageiros da segunda fila, e os da terceira também podem controlar a ventilação.

O condutor também tem diversos recursos disponíveis para tornar a tarefa mais simples, como piloto automático (que poderia ser adaptativo, com controle de distância), e para deixar a condução mais divertida, o sistema Driver Selectable Steering Mode, que ajusta o nível de assistência da direção elétrica em três diferentes modos de operação – Comfort (mais leve), Normal e Sport (mais pesada).

Outro recurso interessante é o sistema Active Eco, que modifica os parâmetros de gerenciamento do motor e transmissão, suavizando a resposta ao acelerador e possibilitando economia de 5% a 7% no consumo de combustível.

No universo dos SUV grandes, o Grand Santa Fé é uma opção para ser considerada com seriedade, pois apresenta bom nível de equipamentos e preço dentro do esperado.

Ficha técnica
Hyundai Grand Santa Fé V6 3.3 – 7 lugares
Motor: dianteiro, gasolina, V6, 3.3l, 24V, Dual CVVT, DOHC
Cilindrada: 3.342 cm³
Potência: 270 cv a 6.400 rpm
Torque: 32,4 Kgfm a 5.300 rpm
Câmbio: automático – 6 velocidades
Direção: elétrica
Tração: 4×4 sob demanda
Pneus: 235/60 R18
Freios: disco ventilado na dianteira e sólido na traseira, ABS, com EBD, ESP
Dimensões: comprimento, 4.915 mm; largura, 1.885 mm; altura, 1.690 mm; entre-eixos, 2.800 mm
Peso: 1.832 kg
Volumes: porta-malas – 383 l; tanque de combustível: 71 l
Desempenho: 0 a 100 km/h: n/d – velocidade máxima: n/d
Consumo (Km/l): cidade – n/d; estrada – n/d

Alexandre Akashi

Editor da Revista Farol Alto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 + catorze =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.