Mercedes-Benz SL 63 AMG – Conversível de corrida

Como costume, sempre que avalio um veículo preparado pela AMG, agradeço o engenheiro que assina o motor. Assim, obrigado Marcus Jacobi pelo excelente trabalho realizado na montagem do propulsor V8 5.5 l biturbo de 564 cv e 900 Nm de torque deste SL 63 AMG. Por alguns dias seu trabalho proporcionou horas de muita satisfação para diversas pessoas, não apenas as que tiveram o privilégio de andar no veículo, mas também as centenas ou milhares que torceram os pescoços vigorosamente para conferir o design e, principalmente, o grave e estrondoso ‘barulho’ do carro.

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Elogiar um carro como a Mercedes-Benz SL 63 AMG é fácil. Além do enorme motor biturbo que acelera de 0 a 100 Km/h em apenas 4,2 segundos, e possibilita andar a 300 Km/h (limitado eletronicamente), o estilo chama atenção onde quer que seja, tanto com a capota aberta quanto fechada. Pena que é impossível rodar com a capota aberta no dia a dia, por conta, claro, da falta de segurança urbana.

Vida a bordo
Sair às ruas com a SL 63 AMG é querer chamar atenção. Algo como colocar uma modelo nua na vitrine. Só que você não precisa ser modelo e nem estar nu. Só precisa de uma conta bancária bem gorda, pois o carro custa singelos 321.500 dólares.

Atrás do volante o conforto é total e muito fácil encontrar a posição ideal para dirigir, uma vez que além das tradicionais regulagens de altura e profundidade de bancos e volante, os assentos contam com ajustes lombar e de apoio da perna (isso mesmo, é possível aumentar o comprimento do banco), e o motorista pode ainda ajustar os apoios laterais das costas e pernas.

Mas o carro é baixo e a posição de dirigir tal como um carro de corrida. Se você é fã de minivan e SUV, dificilmente encontrará uma posição agradável, por conta da menor visibilidade. Definitivamente, este carro não é para você.

Ainda mais porque a AMG permite desligar os santos sistemas eletrônicos de estabilidade e tração, que no modo Confort (C) deixa o carro doce e suave, e liga o sistema de start-stop, que desliga o motor quando o carro para em semáforos e trânsito intenso.

Uma vez desligados e com a transmissão em Sport, Sport + ou Manual, se tem um verdadeiro conversível de corrida, que atinge o limite de 300 Km/h tão fácil quanto um popular 1.0 l chega aos 90 Km/h.

Mas, apesar de tanto motor e recursos tecnológicos, o barato da SL 63 AMG é rodar devagar e curtir a curiosidade alheia, ainda mais quando se está com a capota abaixada.

Ficha técnica
Mercedes-Benz Sl 63 AMG
Motor: dianteiro, longitudinal, 5.5 l,V8, biturbo, 32V
Cilindrada: 5.461 cm³
Potência: 564 cv a 5.500 rpm
Torque: 900 Nm a 2.250~3.750 rpm
Câmbio: automático, 7 velocidades
Direção: elétrica
Tração: traseira
Pneus: 255/35 R19 na dianteira e 285/30 R19 na traseira
Freios: disco ventilado na dianteira e na traseira, ABS, com EBD, controle de estabilidade e tração, assistente de partida na subida, brake drying
Dimensões: comprimento, 4.633 mm; largura, 2.099 mm; altura, 1.300 mm; entre-eixos, 2.585 mm
Peso: 1.845 kg
Volumes: porta-malas – 241 l (capota abaixada) – 381 l (capota erguida); tanque de combustível: 75 l
Desempenho: 0 a 100 km/h em 4,2 s; velocidade máxima de 300 km/h (limitada eletronicamente)
Consumo: 7,19 Km/l na cidade, 13,16 Km/l na estrada

Alexandre Akashi

Editor da Revista Farol Alto

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