Ponto fora da curva

Em 2005, Kleber Augusto decidiu que seria dono do próprio negócio e no dia 3 de setembro fundou a AK Auto Center, no bairro do Brooklin, em São Paulo (Rua Getúlio Soares da Rocha, 75 – 11.5687-3986).Deixou o emprego na Varga Serviços, onde era gerente técnico de qualidade, e junto do irmão, Ricardo Conrado, abriu a oficina. “Sempre trabalhei com carros e oficina mecânica”, afirma ao comentar que começou aos 13 anos. “É muito melhor ser o patrão”, diz.

Equipe AK Auto Center: Carlos, Ricardo, Antonio, Rosângela, Sandra, Kleber, Camila, Jorge, Marcos, Fábio, João, Dunga e Cacá
Equipe AK Auto Center: Carlos, Ricardo, Antonio, Rosângela, Sandra, Kleber, Camila, Jorge, Marcos, Fábio, João, Dunga e Cacá

Hoje, nove anos depois, a AK Auto Center é exemplo a ser seguido, pois vai muito além da tradicional manutenção automotiva. “Investimos em marketing, tanto digital quanto impresso, e também temos uma equipe focada na área comercial, responsável por trazer serviços para a oficina”, comenta Kleber.

O resultado desse investimento é claramente visível no dia a dia da oficina. Enquanto a grande maioria dos empresários do setor reclamou de falta de serviço durante o período de Copa do Mundo, nos meses de junho e julho, o pessoal da AK estava tranquilo. “Não foi excepcional, mas tivemos o movimento esperado”, diz.

Pátio cheio mesmo durante a Copa
Pátio cheio mesmo durante a Copa

Para chegar a esse resultado, Kleber explica que periodicamente distribui nas casas do bairro 20.000 panfletos promocionais, investe em anúncios no Google, e mantém o site e página no Facebook sempre atualizados. “Faço um mapeamento dos panfletos distribuídos, e quando atendemos um novo cliente por causa dele, localizo no mapa. Assim consigo medir o retorno do investimento por região e isso ajuda no desenvolvimento de novas campanhas”, diz.

Investimento em tecnologia com alinhador 3D
Investimento em tecnologia com alinhador 3D

Já em relação às mídias digitais, Kleber explica que investe mensalmente no Google para estar sempre entre os primeiros na busca. “Contamos com um profissional contratado especificamente para isso. De tempos em tempos, ele nos diz como estamos, e se precisar, aumentamos um pouco o valor para sempre estar entre os primeiros da lista”, diz.

Família
Ao contrário do que se imagina, a AK Auto Center é uma empresa familiar, onde cada um tem função específica e sabe o papel que desempenha, sem precisar de cobrança dos demais.

Kleber é o chefe de oficina, enquanto a esposa, Sandra Souza e a sócia Rosângela Nunes cuidam da área administrativa. O irmão, Ricardo, é responsável pelo departamento comercial, e a filha, Camila, pela recepção.

Além da família, a equipe da AK é formada por seis mecânicos (Jorge, Marcos, Fabio, João, Dunga e Cacá), um consultor técnico (Antônio), e um motorista (Carlos).

Alexandre Akashi

Alexandre Akashi

Editor da Revista Farol Alto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.