Citroën C4 Lounge – Tecnologia e preço competitivo

A evolução do sedan C4, da Citroën, é evidente, tanto por fora quanto por dentro, e inclusive na mecânica, com a adoção do motor turbo 1.6 THP, com injeção direta e 165 cv de potência.

Invalid rotator ID specified (path erc_75_1417598616 doesn't exist). Unable to display rotator.

 

Deixou de lado o sobrenome Pallas e adotou o Lounge, mais moderno. O design totalmente renovado deixou o carro mais jovial, apesar de ser ainda voltado para homens de meia idade.

A versão avaliada era a topo de linha, Exclusive, com preço a partir de R$ 82.090, já com uma lista considerável de itens de série, como câmbio automático de seis velocidades, seis air bags, chave presencial com botão de ignição, acendimento automático dos faróis, limitador e regulador de velocidade, luzes diurnas de leds, retrovisor com rebatimento elétrico, GPS com tela de 7 polegadas, ar-condicionado bizone, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro com câmera de ré, som com bluetooth e entrada USB, bancos em couro e rodas de liga leve de 17 polegadas.

Com pintura perolizada Blanc Nacre, o preço sobre mais R$ 1.890, e com teto solar, mais R$ 2.100. Assim, no total, o modelo avaliado custa R$ 86.080.

Vida a bordo
Indiscutivelmente o carro é confortável. Neste sentido, os modelos franceses têm se destacado, pois entregam um nível bem maior de tecnologia embarcado do que os modelos da concorrência, com preço competitivo. Não que seja barato, mas em relação ao que há no mercado, está satisfatório.

As dimensões cresceram, principalmente a distância entre-eixos, agora de 2,71m, o que resulta em maior espaço interno e mais conforto para quem viaja nos bancos traseiros.

O porta-malas de 450 litros é bom, mas poderia ser maior. Afinal, alguns modelos compactos premium oferecem até 510 litros, e são bem menores em comprimento.

O motor turbo THP dá conta dos 1.437 kg do carro, é ágil, porém sem grandes surpresas. O conjunto de suspensão está adequado, mas ainda sofre bastante nas ruas esburacadas brasileiras. É uma pena tanta boa tecnologia e um asfalto de péssima qualidade.

Infelizmente o grande problema do carro continua sendo a marca, que aqui no Brasil é certeza de desvalorização na revenda, e elevado custo de manutenção, principalmente na aquisição de peças de reposição. Já os mecânicos independentes reclamam muito de falta de informação técnica para executar serviços no modelo, que conta com eletrônica complexa, fruto da tecnologia embarcada.

Ficha técnica
Citroën C4 Lounge Exclusive THP
Motor: dianteiro, transversal, injeção direta,4 cilindros, 16V
Cilindrada: 1.598 cm³
Potência: 165 cv a 6.000 rpm
Torque: 24,5 Kgfm a 1.400 rpm
Câmbio: automático 6 velocidades
Direção: eletro-hidráulica variável
Tração: dianteira
Pneus: 225/45 R17
Freios: disco ventilado na dianteira e sólido na traseira, ABS com REF (Repartidor Eletrônico de Frenagem) e AFU (Auxílio à Frenagem de Urgência)
Dimensões: comprimento, 4.621mm; largura, 1.789mm; altura, 1.505mm; entre-eixos, 2.710mm
Peso: 1.437kg
Volumes: porta-malas – 450l; tanque de combustível: 60l
Desempenho: 0 a 100 km/h em 8,8 s; velocidade máxima de 214 km/h
Consumo (Km/l): cidade – n/d; estrada – n/d

Alexandre Akashi

Alexandre Akashi

Editor da Revista Farol Alto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.