De portas fechadas

Algumas empresas se destacam mais do que outras no segmento que atuam simplesmente porque os respectivos líderes pensam e fazem de forma diferente. Assim é a Automecânica Scopino, do casal Pedro Luiz Scopino e Maria Izabel de Andrade Scopino, que está no mercado desde 1971, quando foi fundada pelo pai de Pedro, sr. Giovanni Scopino.

A equipe de Scopino conta com uma mecânica e uma pessoa especial, que trabalha como ajudante: responsabilidade social
A equipe de Scopino conta com uma mecânica e uma pessoa especial, que trabalha como ajudante: responsabilidade social

À frente do negócio desde 1990, Pedro cresceu entre carros, ferramentas e graxa. Consequentemente, se formou mecânico pelo Senai, e mais recentemente terminou o curso universitário em Administração de Empresas. Sempre em busca do pioneirismo, é um dos fundadores do GOE (Grupo de Oficinas Especializadas), associação que reúne 12 empresas do setor, e uma das primeiras oficinas a contar com selo de qualidade de serviços, primeiramente com o IQA – Instituto da Qualidade Automotiva, e agora com o Selo Sindirepa de Sustentabilidade, que ajudou a desenvolver.

Instalado em sede própria no bairro da Casa Verde, em São Paulo, acaba de finalizar reforma nas instalações prediais que aumentou a área da oficina de 320m² para 480m², além de quase triplicar a área de escritório administrativo, de 60m² para 160m². “O próximo passo agora é trabalhar com o portão fechado e atender somente clientes agendados”, comenta Scopino. “A maioria dos serviços que realizamos hoje já é por agendamento, e ao longo do ano que vem vamos iniciar essa nova fase”, diz.

Recursos humanos

Após reforma, pátio da oficina ficou maior, com 428 m²
Após reforma, pátio da oficina ficou maior, com 428 m²

Outra singularidade da Automecânica Scopino é a presença feminina entre os técnicos. Desde 2011, conta com uma mecânica no quadro de funcionários, assim como um rapaz especial, que trabalha como ajudante.

Ao todo, a equipe é formada por oito colaboradores, sendo três mulheres (recepção, administração e mecânica), e os dois sócios, Scopino e a esposa, Maria Izabel.

CRM

Investimento também foi feito nos escritórios que triplicaram e agora contam com 160m²
Investimento também foi feito nos escritórios que triplicaram e agora contam com 160m²

Scopino é um profissional atento às oportunidades e inteirado com o mundo dos negócios. Sabe o quanto o relacionamento com o cliente é importante para a oficina e por isso investe de forma consciente nisso.

“Todos os anos enviamos cartão de aniversário para cada um de nossos clientes, com um brinde”, afirma ao explicar que este ano foi uma regulagem dos faróis e uma sacola ecológica, retornável, para compras no supermercado.

Scopino e o Selo Sindirepa de Sustentabilidade que ajudou a desenvolver;
Scopino e o Selo Sindirepa de Sustentabilidade que ajudou a desenvolver;

O resultado é garantido, segundo Scopino. Tanto que no dia que estivemos na oficina, a equipe finalizava a manutenção do carro de uma cliente, que dias antes havia recebido o cartão.

Alexandre Akashi

Editor da Revista Farol Alto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × três =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.