Híbridos e elétricos – Modelos chocantes

Na pista de teste da GM, em Indaiatuba, aceleramos com tudo os carros para ver até quanto a bateria aguenta
Na pista de teste da GM, em Indaiatuba, aceleramos com tudo os carros para ver até quanto a bateria aguenta

A convite da SAE BRASIL, fomos ao Campo de Provas da Cruz Alta, da GM, em Indaituba, avaliar cinco veículos com motor elétrico, sendo um 100% elétrico (Renault Zoe) e quatro híbridos (Audi A3 Sportback e-tron, Chevrolet Volt, Lexus CT 200h e Toyota Prius). Lexus e Toyota já são comercializados no Brasil, por 147.798 (Fipe) e R$ 111.000, respectivamente. A Audi promete o A3 e-tron para o segundo semestre de 2015, ainda sem preço definido. Os demais não há planos para o mercado brasileiro.

Infelizmente o teste ocorreu no circuito oval, que simula uma reta infinita e ficou pouco evidente o real poder dos modelos híbridos, que é a economia de combustível em situações de trânsito intenso.

Porém, foi interessante acelerar o elétrico Zoe, similar ao Nissan Leaf, uma vez que ambos dividem a mesma plataforma. Mas a verdade é que já estão entre nós, e logo todos teremos um na garagem.

Renault Zoehibridos-6toyotaprius
Único 100% elétrico do evento, o Zoe tem velocidade máxima de 135 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em 13,5s. Com apenas uma marcha à frente e uma à ré, é o típico veículo urbano. Segundo a Renault, tem autonomia para 210 km. Na pista de teste, avaliamos a aceleração e reaceleração do modelo, que apesar de ter apenas uma marcha, libera os 22,4 kgfm de torque máximo de forma progressiva, para evitar trancos.

Audi A3 e-tronhibridos-4audia3e-tron
Apresentado no Salão do Automóvel como modelo comercial para 2015, o A3 e-tron é muito parecido com o modelo a gasolina. Conta com motor 1.4 TFSI de 150 cv e um elétrico de 54 cv que pode ser utilizado até a totalidade da carga de bateria, de aproximadamente 50 km. Na pista, utilizamos ambos combinado, para potência total de 204 cv. O resultado foi muito bom, tal como o esperado de um Audi.

Chevrolet Volthibridos-3chevroletvolt
Este talvez foi a maior decepção em experiência de direção que já tive. Ao entrar no carro, percebi que não estava 100% em ordem, um aviso no painel indicava potência limitada. Pena. O Volt utiliza apenas o motor elétrico como propulsor. O motor a combustão serve para recarregar as baterias quando a energia está baixa. Na pista, o barulho do motor a gasolina pareceu elavado demais para um híbrido.

Lexus CT 200hhibridos-5lexusct200
Com motor gasolina 1.8l de 99 cv, e um elétrico de 82 cv, o Lexus é um típico híbrido paralelo. A partida é dada sempre com o motor elétrico, que funciona sozinho em acelerações suaves, até 50 km/h. Depois disso, o motor a combustão entra em cena. Na pista, foi pouco aproveitado, pois aproveitamos para acelerar fundo. Afinal, não é sempre que se anda em uma reta infinita. Lamentavelmente o carro não passa de 180 km/h.

Toyota Priushibridos-6toyotaprius
Um dos primeiros veículos híbridos a ser comercializado no mundo, o Toyota Prius tem arquitetura similar ao Lexus CT 200h, e os mesmos motores 1.8l de 99 cv e elétrico de 82 cv, porém sem a pretensão de ser premium. O funcionamento é idêntico: até 50 km/h em acelerações suaves somente o elétrico funciona, mas se pisar fundo, ambos aceleram o carro. Na pista, foi ligeiramente mais rápido do que CT 200h, e atingiu 190km/h.

Alexandre Akashi

Editor da Revista Farol Alto

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