Citroën Aircross – Prendas domésticas aventureiras

Até pouco tempo, não tinha muita certeza de que tipo de motorista se sentiria atraído pelo Citroën AIRCROSS. Porém, como diz o ditado, para toda panela há uma tampa.

Invalid rotator ID specified (path erc_1_1421141541 doesn't exist). Unable to display rotator.

Com estilo marcante de uma obra de arte incompreendida, mescla diferentes categorias em um modelo compacto de posição elevada de dirigir sem necessariamente revelar beleza estética, porém com inegável conforto interno aos cinco ocupantes que pode levar.

Para a montadora, é um SUV Compacto de estilo contemporâneo criado para uso urbano. Vale lembrar que foi desenvolvido com base no C3 Picasso, que não leva o nome do pintor impressionista à toa.

Disponível em duas versões, Tendance e Exclusive, ambas com motor 1.6l Flex Start (sem tanquinho), de 122 cv de potência máxima (etanol), custa a partir de R$ 58.990. A versão avaliada era a topo de linha, Exclusive, com câmbio manual de cinco velocidades, que custa R$ 64.290 e conta com opcionais interessantes como piloto automático com limitador de velocidade, ar-condicionado digital, sensor de chuva, faróis com acendimento automático, sistema de som com bluetooth e comandos no volante e bancos em couro. Mesinhas do tipo avião completam a lista de itens exclusivos da versão.

De novidade, a versão 2015 do modelo conta com sensor de estacionamento traseiro de série para todas as versões, assi como faróis com máscara negra e acabamento na cor grafite nas barras do teto, molduras dos faróis de milha e estribos.

Vida a bordo
Como disse, é inegável o conforto interno. E o motorista que gosta de dirigir em posição elevada, tende a amar este carro por isso. Foi o que aconteceu com a esposa do nosso consultor automotivo Francisco Carlos de Oliveira, da Stilo Motores, Iris Spirigoni de Oliveira, que por alguns dias utilizou o modelo no dia a dia. “Que carro gostoso de dirigir”, afirmou ao devolvê-lo.

Segundo Iris, a posição elevada e a boa visibilidade graças às finas colunas A, aliado ao bom desempenho do motor são os pontos fortes do AIRCROSS.

Mas, o modelo da Citroën não agradou nosso consultor. Segundo Oliveira, o carro continua apresentando diversos barulhos típicos da marca, como ruído de batente dos amortecedores e de acabamento da carroceria. “Além de tudo é feio”, comentou.

Ficha técnica
Citroën AIRCROSS Exclusive Manual
Motor: dianteiro, transversal, 4 cilindros, 16V, 1.6l, Direct Flex (etanol/gasolina)
Cilindrada: 1587 cm3
Potência: 122 a 5.800 rpm/115cv a 6.000 rpm (e/g)
Torque: 16,4/15,5Kgfm a 4.000 rpm (e/g)
Câmbio: manual de 5 velocidades
Direção: hidráulica
Tração: dianteira
Pneus: 205/60 R16
Freios: disco ventilado na dianteira e tambor na traseira, com ABS, EBD
Dimensões: comprimento, 4.279mm; largura, 1.723mm; altura, 1.697mm; entre-eixos, 2.540mm
Peso: 1.411kg
Volumes: porta-malas – 403l; tanque de combustível: 55l
Desempenho: 0 a 100 km/h: n/d; velocidade máxima n/d
Comsumo (Km/l): cidade – n/d; estrada – n/d

Alexandre Akashi

Editor da Revista Farol Alto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete + 5 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.