VW Novo Fox Bluemotion – Mais confortável e bonito

No ano passado, o compacto Fox foi o primeiro modelo da Volkswgen a receber o novo motor 1.0 de três cilindros, que hoje equipa também o subcompacto up! Na época, avaliamos o Bluemotion e destacamos o baixo consumo e o elevado nível de vibração do motor.

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O modelo 2015 ganhou novo visual e ficou muito parecido com o Volkswagen Golf, principalmente a traseira com as lanternas horizontais que invadem a porta do porta-malas.

O conjunto motor-transmissão, porém, permece o mesmo três cilindros de 82 cv (etanol) e câmbio manual de 5 velocidades.

No entanto, o nível de conforto aumentou, agora com quatro portas e vidros dianteiros elétricos de série. O ar-condicionado é opcional, mas a unidade avaliada era completa de fábrica, com todos os opcionais: alarme com controle remoto na chave tipo canivete, ar-condicionado, sistema de som e computador de bordo com comandos no volante , faróis e lanternas de neblina e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros.

Com tudo isso, o preço do carro sobe de R$ 41.586 para R$ 49.288. Se a pintura for sólida (branco ou preto), cai para R$ R$ 40.390.

O veículo avaliado passou por diversas situações de tráfego e no que diz respeito a economia, continua excelente, apesar de o novo modelo estar 39 quilos mais pesado, por conta das duas portas adicionais e das mudanças estéticas, que deixaram o carro um pouco maior, tanto em comprimento, quanto em largura e também na altura (respectivamente 45 mm, 3 mm e 10 mm). Com tudo isso, o porta-malas cresceu 10 litros, agora com 270 l de capacidade de carga.

Vida a bordo
Durante a semana de testes o modelo foi avaliado em circuito urbano com tráfego livre, intenso e congestionado, assim como rodoviário com trechos sinuosos de serra e longas retas. Em todas essas situações, destacou-se pela elasticidade do motor, principalmente na subida da serra feita quase totalmente em terceira marcha, sem necessidade de reduzir, mesmo em trechos de aclive mais intenso e curvas fechadas (somente foi preciso reduzir ao deparar com veículos mais lentos na faixa da esquerda).

E, mesmo nessa situação, o consumo médio foi excelente. Na subida da serra, manteve média de 10 km/h abastecido com etanol, sendo que na viagem inteira, a média foi de 18 km/l. Ao todo foram percorridos 530 km em um bate-volta de São Paulo-Ubatuba.

Ficha técnica
Novo Fox Bluemotion 1.0l Total Flex
Motor: dianteiro, 3 cilindros, 12 V
Cilindrada: 999 cm³
Potência: 82 cv/75 cv a 6.250 rpm (etanol/gasolina)
Torque: 10,4 mkgf/9,7 mkgf a 3.000 rpm (e/g)
Câmbio: manual – 5 velocidades
Direção: eletro-hidráulica
Tração: dianteira
Pneus: 175/70 R14
Freios: disco ventilado na dianteira (256 mm) e tambor na traseira (200 mm), ABS com EBD
Dimensões: comprimento, 3.868 mm; largura, 1.660 mm; altura, 1.555 mm; entre-eixos, 2.467 mm
Peso: 1032 kg
Volumes: porta-malas 270 l; tanque de combustível: 50 l
Desempenho: aceleração de 0 a 100 km/h em 13,6 s/13,9 s (e/g); velocidade máxima de 167 km/h/165 km/h (e/g)
Consumo (Km/l): cidade – 8,8/12,7 (e/g); estrada – 9,9/14,4 (e/g)

Alexandre Akashi

Editor da Revista Farol Alto

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