Toyota Corolla XEi Auto – Conforto e design juntos

A nova mecânica do Toyota Corolla é tão surpreendente quanto o novo design. O motor mudou pouco, afinal o 2.0 l Dual VVT-i de 16 válvulas sempre foi um bom propulsor, mas o novo câmbio CVT com sete marchas virtuais permite ao motorista sorrir mais atrás do volante, principalmente quando exige 100% dos 154 cv de potência (etanol).

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A versão avaliada, XEi, é intermediária, mas já conta com um bom pacote de itens de série, com destaque para a câmera de ré, bastante útil nas manobras uma vez que a traseira é alta e de pouca visibilidade, principalmente para objetos baixos e crianças.

O preço é correspondente ao que o modelo propõe: R$ 83.730, e conta com sistema multimídia com MP3, GPS e TV digital em tela touch de LCD de 6.1 polegadas, piloto automático, computador de bordo, ar-condicionado digital, rodas de liga leve de 16 polegadas, entre outros equipamentos.

Vida a bordo
Indiscutivelmente, o Corolla é um carro confortável. A versão avaliada contava com bancos de couro com regulagem de altura e profundidade, inclusive do volante. Porém, o novo câmbio CVT proporcionou muito mais prazer em dirigir, ainda mais com aletas atrás do volante como item de série.

Conforto também para quem viaja atrás, graças ao entre-eixos de 2,7 metros o que possibilita bastante espaço interno. O carro cresceu em relação aos modelos anteriores, e a impressão que passa é de que ficou pesado e lento.

Tendo como público alvo homens de meia idade, a última preocupação da Toyota é que o Corolla seja rápido, mas precisa ser necessariamente confortável e seguro. E ele é assim mesmo: um carro de família, para levar cinco pessoas bem acomodadas, em longas viagens, com bastante bagagem, afinal são 470 litros de porta-malas.

O interior é um tanto o quanto antiquado e controverso: já que conta com uma central multimídia moderna não faz sentido manter o pequeno relógio digital, e o sistema de ar-condicionado poderia ser de duas zonas, como alguns modelos concorrentes já oferecem.

Com tudo, porém, o Corolla é um bom carro, mas pelo preço poderia oferecer mais. Esta é uma reivindicação antiga em relação às marcas japonesas, que oferecem modernidades e mimos a conta gotas ao invés de fazer como as europeias, que se orgulham de agregar cada vez mais valor sobre rodas.

Ficha técnica
Toyota Corolla XEi 2.0 16V Flex CVT
Motor: dianteiro, transversal 4 cilindros, 16V, Dual VVT-i
Cilindrada: 1.986 cm³
Potência: 154 cv a 5.800rpm (etanol)/143 cv a 5.600rpm (gasolina)
Torque: 20,3 mkgf a 4.800rpm (etanol)/19,4 mkgf a 4.000rpm (gasolina)
Câmbio: CVT – 7 marchas virtuais
Direção: elétrica
Tração: dianteira
Pneus: 205/55 R16
Freios: disco ventilado na dianteira e disco sólido na traseira, ABS com EBD
Dimensões: comprimento, 4.620 mm; largura, 1.775 mm; altura, 1.475 mm; entre-eixos, 2.700 mm
Peso: 1.695 kg
Volumes: porta-malas 470 l; tanque de combustível: 60 l
Desempenho: aceleração de 0 a 100 km/h – n/d; velocidade máxima – n/d
Consumo (Km/l): cidade – 8,8/12,7 (e/g); estrada – 9,9/14,4 (e/g)

Alexandre Akashi

Editor da Revista Farol Alto

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