Renault Fluence Privilège – Ainda uma boa opção

Desde o lançamento, em dezembro de 2010, o Renault Fluence tem se mostrado uma boa opção para quem busca um sedan médio com tamanho acima do normal, conforto e estilo. Apesar de não ser um projeto Renault, mas, sim da subsidiária norte-coreana Samsung, o modelo tem se mostrado bem melhor adequado para o território brasileiro. Mais até do que o Megane, esse sim um projeto Renault de verdade mas que por aqui nunca foi muito bem aceito.

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No final do ano passado, a montadora renovou levemente o modelo, que ganhou mais itens de série e alinhamento da identidade visual, com novo para-choque dianteiro e luzes diurnas de leds. Ficou mais atraente e com um tom de sofisticação que faltava ao modelo, em relação à concorrência.

A versão avaliada era topo de gama, Privilège, que vem com faróis de xênon e o teto solar, luzes de led nas setas integradas dos retrovisores, rodas aro 17 polegadas, câmera de ré, chave cartão com função walk away closing (as portas travam automaticamente ao se afastar do carro por cinco metros). O modelo conta ainda com seis airbags (dianteiros, laterais e cortina), freios ABS com assistência de frenagem de urgência (AFU) e distribuição eletrônica de frenagem (EBD), além de sistema de controle de estabilidade (ESP).

O preço da versão parte de R$ 85.590 na cor branca, mas se quiser outra, é preciso desembolsar mais R$ 1.600 (preto, prata, bege, cinza e vermelho). Caro, mas competitivo pela quantidade de tecnologia que oferece.

Vida a bordo
As mudanças estéticas foram bem sutis, assim como as internas. Na parte mecânica, o conjunto motor-transmissão ficou inalterado, com o 2.0l flex que rende até 143 cv e 20,3 Kgfm de torque (etanol), e câmbio CVT com 6 marchas virtuais.

A condução é bem suave e o câmbio CVT torna tudo muito fácil. O modelo conta com piloto automático, porém o botão de acionamento está mal localizado, no console central logo abaixo da alavanca do freio de mão, enquanto os demais controles estão no volante.Por que não colocar a chave liga-desliga também no volante?

A suspensão é bem macia e mesmo calçado com rodas de 17 polegadas o carro vai bem nas ruas esburacadas da cidade. O entre-eixos, de 2,7 metros, oferece além de conforto nível de estabilidade condizente à proposta do modelo: um carro de família para homens executivos.

Ficha técnica
Renault Fluence Privilège
Motor: dianteiro, transversal, 4 cilindros, 2.0, 16V, Hi-Flex DOHC CVVT
Cilindrada: 1997cm³
Potência: 143/140 cv a 6.000 rpm (etanol/gasolina)
Torque: 20,3 / 19,9 mkgf a 3.750 rpm (e/g)
Câmbio: Automática CVT X-Tronic, com opção de trocas sequenciais de 6 marchas
Direção: Elétrica com assistência variável
Tração: dianteira
Pneus: 205/55 R17
Freios: discos ventilados dianteiros (280 mm) e sólidos na traseira (260 mm), ABS com AFU e EBD
Dimensões: comprimento, 4.620 mm; largura, 1.810 mm; altura, 1.470 mm; entre-eixos, 2.700 mm
Peso: 1.372 kg
Volumes: porta-malas – 530 l; tanque de combustível: 60 l
Desempenho: 0 a 100 km/h – 9,9/10,1 s (e/g); velocidade máxima: 195 km/h
Consumo (Km/l): cidade – n/d; estrada – n/d

Alexandre Akashi

Editor da Revista Farol Alto

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