Audi Q3 1.4 TFSI – Motorzinho valente

Não faz muito tempo publicamos a avaliação do Audi A3 Sedan 1.4 TFSI, com o título: Ah! Se todo 1.4l fosse assim… O SUV compacto Q3 1.4l 2016, que a montadora alemã acaba de lançar no mercado nacional consegue ser um pouco melhor do que o irmão menor, acreditem.

Invalid rotator ID specified (path erc_47_1439860272 doesn't exist). Unable to display rotator.

O Q3 2016 tem quatro opções de motor: 1.4 (150 cv), 2.0 (180 cv e 220 cv) e 2.5 (310 cv). A versão avaliada é a topo de linha com motor 1.4l, Ambiente, que vem com ar-condicionado automático, porta-malas com acionamento elétrico, espelho interno antiofuscante, teto solar panorâmico, controle de cruzeiro e espelhos retrovisores externos com ajuste elétrico e rebatimento. O preço: R$ 144.190.

Mas, afinal, o que faz o Q3 1.4 ser melhor do que o A3 Sedan 1.4? No sedan, a Audi foi bastante conservadora na oferta de potência e torque do motor, com apenas 122 cv e 200 Nm. Já no Q3, despejou logo 150 cv e 250 Nm de torque, o que possibilitou mais agilidade no dia a dia. Pecou na adoção do câmbio de seis velocidades ao invés do de sete, mas o novo acerto do motor mostrou que a onda de downsizing tende a render bons frutos aos propulsores de combustão interna.

Vida a bordo
Assim como todos os modelos da marca, o Q3 trata bem os ocupantes, sem muito requinte, mas com boa dose de esportividade, mesmo se tratando de um motor pequeno.

Mas, ao contrário da maioria dos SUV, o Audi não filtra muito bem os defeitos do asfalto. A culpa não é do carro, que foi projetado e construído para rodar em vias civilizadas. Além disso, é um carro com uma pegada mais esportiva e por isso a suspensão precisa ser um pouco mais firme.

O teto solar panorâmico é um dos destaques do modelo, assim como o sistema Start-Stop que desliga e religa automaticamente o motor nas paradas de semáforos e congestionamento. No caso do novo Q3, o sistema está mais suave do que os demais.

Outro item de série do modelo bem vinda é freio automático. Quando ligado, é só pisar no pedal por três segundo e ponto. Ao acelerar ele solta sozinho. O acionamento elétrico do porta-malas também chama atenção.

É uma pena que nesta versão mais simples a Audi não equipou o carro com câmera de ré ou o assistente de estacionamento. Este são dispositivos cada vez mais bem-vindos, pois facilitam as manobras. Ainda mais para um modelo que é muito apreciado pelas mulheres.

Ficha técnica
Audi Q3 1.4 TFSI
Motor: dianteiro, transversal, 4 cilindros, 1.4 TFSI
Cilindrada: 1.395 cm³
Potência: 150 cv a 5.000~6.000 rpm
Torque: 25,5 mkgf entre 1.500 a 3.500 rpm
Câmbio: automatizado de dupla embreagem, 6 velocidades
Direção: elétrica
Tração: dianteira
Pneus: 235/50 R18
Freios: a disco ventilado na dianteira e solido na traseira, ABS com EBD e controle de tração ESP
Dimensões: comprimento, 4.388 mm; largura, 1.831 mm; altura, 1.590 mm; entre-eixos, 2.603 mm
Peso: 1.405 kg
Volumes: porta-malas 460 l; tanque de combustível: 64 l
Desempenho: aceleração de 0 a 100 km/h em 8,9 s; velocidade máxima de 204 km/h

Alexandre Akashi

Editor da Revista Farol Alto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 + 3 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.