Hyundai New Azera – Conforto, tecnologia e muita sede

Texto: Antonio Puga
Fotos: Antonio Puga/Divulgação

Conforto, motor potente, câmbio automático de seis velocidades, espaço interno de sobra, câmera de estacionamento de ré, sensores dianteiros e uma série de equipamentos. Estes são alguns dos atrativos do Hyundai Azera, que ganhou nova denominação, New Azera. Atrativos, claro, se o comprador puder desembolsar R$ 149.990, pelo grande sedan da Hyundai. É inegável que o modelo tem muito a oferecer não só em termos de tecnologia, mas por todo o conforto para o motorista e aos passageiros.

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Mas se existem várias vantagens, tem o outro lado: o consumo excessivo. E não poderia ser diferente, afinal o carro conta com um motor V6 de 3.0 litros e 250 cv de potência. Ao longo de todo o teste do Farol Alto, entre cidade e rodovia, a média de consumo ficou na faixa de 7km/l, melhorando um pouco mais na estrada, quando chega a 10km/l, segundo o computador de bordo. Certamente um dos maiores pecados do modelo sul coreano, principalmente se for levado em conta que os concorrentes de segmento apresentam números menos assustadores, em termos de consumo e até mesmo em preço.

Apesar da “sede”, tem a seu favor vários fatores como a boa posição da direção, acesso fácil aos instrumentos (bem visíveis, vale destacar). O câmbio de seis marchas tem trocas suaves, no entanto, a retomada é um pouco lenta, mas nada que chegue a comprometer. Lógico que se deve levar em conta que o New Azera não tem a proposta de ser um esportivo ou ter desempenho neste sentido. É um veículo para quem deseja conforto e tecnologia.

Apesar de contar um conjunto de suspensão ajustadíssimo, nunca é demais lembrar que ele foi desenvolvido para países onde o piso asfáltico é de qualidade, o que não acontece em nossas cidades e rodovias. Ou seja, por mais que absorva as irregularidades, em algum momento o motorista irá sentir as emendas e tapa-buracos feitos nas ruas e estradas.

Vida a bordo
De um modo geral o New Azera tem mais pontos favoráveis do que negativos. Externamente o design não chega a ser ousado, mas visualmente ficou mais moderno. Mas é em seu interior que ele se revela. Teto solar, nove airbags, controle de estabilidade e de tração, partida por botão, ar condicionado dual zone, piloto automático, central multimídia com tela de 8 polegadas com GPS, se destacam.

De um modo geral o New Azera agrada, mas alguns fatores acabam pesando contra, se for feita comparação com os concorrentes como Honda Accord ou o Ford Fusion, que custam menos e têm uma desvalorização menor.

Ficha técnica
Hyundai New Azera
Motor: dianteiro, transversal, V6, 3.0l (gasolina), DOHC com sistema VIS e duplo CVVT e acelerador eletrônico.
Potência:250v a 6.400 rpm (gasolina)
Torque: 28,8 Kgfm/700 rpm
Câmbio: automática de seis velocidades Shiftronic
Direção: assistência hidráulica progressiva
Tração: dianteira
Pneus: 245/45 R18
Freios: dianteira discos ventilados (320x28mm), na traseira sólidos (2849x10mm), com ABS, EBD de quatro canais
Dimensões: comprimento, 4.920 mm; largura, 1.860 mm, altura 1.470 mm e entre-eixos, 2.845 mm
Peso: 2,120 kg
Volumes: porta-malas – 461l; tanque de combustível: 70 l
Desempenho: 0 a 100 km/h: 8,7s
Consumo (Km/l) – n/d

Alexandre Akashi

Editor da Revista Farol Alto

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