Abençoado por Deus

Mural com os colaboradores, o pai de Julio, Maurílio (centro), Julio, Claudiane e o filho, Diego (à direita)
Mural com os colaboradores, o pai de Julio, Maurílio (centro), Julio, Claudiane e o filho, Diego (à direita)

No mercado desde 1969, a Pneus Belém (R. Herval, 72 – Belenzinho, região central de São Paulo) vive atualmente o melhor de seus dias desde que foi fundada. Sob o comando do casal Julio Cesar e Claudiane Mansi, a empresa passou por momentos difíceis mas soube superar os desafios e se renovar.

O desespero foi grande ao ponto de Julio tomar medidas extremas, violentas, que felizmente não foram bem sucedidas, mas gerou efeito positivo e regenerador, além de restabelecer a autoconfiança necessária para seguir em frente.

Segunda geração

O pátio foi totalmente reformado e dobrou de tamnho
O pátio foi totalmente reformado e dobrou de tamnho

Julio é a segunda geração a comandar a Pneus Belém, que foi adquirida pelo pai, Maurilio Mansi, em 1985. “Na época, era uma borracharia falida. Meu pai a levantou e lembro que eu tinha 10 anos de idade e passava o dia inteiro com ele na empresa”, comenta Julio.

Sete anos depois, em 1992, Julio entra como sócio do pai. “Dois anos antes, aos 15, parei de estudar para me dedicar a empresa, e tomei gosto por mecânica automotiva”, lembra Julio, ao comentar que em 2002 fez curso de mecânica automotiva no Senai e a partir de então iniciou o processo de expansão da empresa.

A sala de espera conta com TV a cabo e dois sofás onde o cliente pode aguardar o conserto do veículo
A sala de espera conta com TV a cabo e dois sofás onde o cliente pode aguardar o conserto do veículo

“Eu praticava arrancada e mexia nos carros de casa, e com o tempo os clientes começaram a pedir serviços mecânicos também, assim passamos a oferecer um leque maior de serviços”, comenta.

A partir de 2007, os negócios passam a decolar, com crescimento constante, repentino, inesperado e desordenado. O aumento no volume de atendimentos inspirou o empresário a expandir, e após juntar todas as economias comprou o imóvel ao lado, porém somente anos mais tarde conseguiu construir a nova sede.

Nova sócia

Mas se preferir, o cliente pode aguardar na cafeteria, degustando um expresso e até mesmo um sorvete
Mas se preferir, o cliente pode aguardar na cafeteria, degustando um expresso e até mesmo um sorvete

O crescimento trouxe novos desafios, sendo o principal a necessidade de reestruturação da empresa por conta de problemas internos. “Foi nessa época que decidi largar meu emprego de contadora e ajudar meu marido”, comenta Claudiane Mansi, administradora da oficina.

Formada em contabilidade, Claudiane até então trabalhava em um escritório de comércio exterior, e não tinha noção do que era uma oficina mecânica, deficiência superada pela habilidade com números e amplos conhecimentos das regras contábeis empresariais. “Ainda existem regulamentos específicos para o setor de reparação que não domino muito bem, por isso mantemos contrato com escritório de contabilidade pois são de grande ajuda, porém depois do que passamos fico de olho em tudo que fazem para não termos problemas futuros”.

Com Claudiane no comando administrativo e financeiro da oficina, a Pneus Belém hoje é uma empresa saudável e 100% sob controle. “Uma das primeiras ações que tomamos foi buscar um software de gestão para nos ajudar a administrar o negócio e por sorte encontramos o OnMotor, sugerido por um de nossos fornecedores, a Josecar”, afirma. “Até então, fazíamos todo o controle em um caderno e no Excel. Hoje, o OnMotor é tudo”, diz ao comentar que depois que passou a utilizar o programa conseguiu reduzir a conta de telefone de R$ 800 para R$ 200 por mês. “Antes, para avisar que o serviço estava pronto e o cliente podia vir buscar o carro fazíamos por telefone, e agora mandamos alertar por SMS”, comenta.

Além disso, Claudiane utiliza o OnMotor para planejar novas ações. “Descobrimos que 60% do nossos clientes são mulheres, e com isso podemos aprimorar nosso atendimento”, afirma.

Reforma
Com a situação sob controle, o casal terminou a reforma da oficina, dobrando a área útil do páteo. Recepção, sala de espera, café, escritórios e sala de reunião foram construídos do zero, e contam com diferenciais para os clientes como máquina de café expresso e até uma geladeira de sorvete. “Um amigo representa a marca e nos ofereceu, e pensei: por que não?”, diz Claudiane.

Atualmente, a equipe da Pneus Belém é enxuta, porém de elevada produtividade. Com a esposa Claudiane na administração, Julio conta com dois braços direitos na oficina, Luciano Cardoso Rocha, que tem 15 anos de casa, e José Carlos Cardoso, que está na empresa há 30 anos. Juntos, fazem até 200 atendimentos por mês. “Nosso filho mais velho, de 17 anos, nos ajuda meio período, depois da escola, e já escolheu a profissão: quer fazer engenharia mecânica automotiva”, diz o pai.

Em tempo: a Pneus Belém foi a primeira oficina noa receber a bandeira Ipiranga de lubrificantes e hoje é revenda autorizada Hankook e Toyo. “São marcas que acreditaram na gente mesmo quando estávamos em dificuldades, por isso fazemos questão dessas parcerias”, afirma Julio.

Alexandre Akashi

Editor da Revista Farol Alto

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