Manutenção preventiva – Quebra de sincronia

Alexandre Morikawa Automecânica e Elétrica Morikawa R. São Paulo de Oliveira, 877  Jd. Cumbica, Guarulhos  (11) 2481-3819
Alexandre Morikawa
Automecânica e Elétrica Morikawa
R. São Paulo de Oliveira, 877
Jd. Cumbica, Guarulhos
(11) 2481-3819

Essa é uma história antiga, contada e recontada milhares de vezes por nós, reparadores automotivos, aos nossos clientes, amigos, familiares e até mesmo desconhecidos, mas que deve ser repetida sempre que possível, ainda mais quando o pior acontece, como o caso que presenciamos este mês aqui na oficina.

O fato se deu com um Citroën C3 1.4 com 92.000 Km, porém poderia ter ocorrido com outro veículo, de qualquer marca e modelo. Há cerca de um ano, o cliente adquiriu o carro, usado, na época com 80.000 Km. Sem conhecer o histórico do carro, acreditou que as revisões haviam sido feitas de acordo com o preconizado no manual do proprietário, porém nem tudo estava como deveria.

De repente, do nada, enquanto ia para o trabalho, ouviu um barulho alto vindo do cofre do motor e momentos depois o carro parou. Ficou na rua, esperando um guincho, pois nada no mundo fazia o carro pegar novamente.

Na oficina, o diagnóstico desse defeito foi simples, em questão de segundos descobrimos o que havia de errado. Foi preciso somente retirar a capa protetora da correia de sincronismo do motor, a famosa correia dentada, e lá estava ela, partida em dois pedaços, totalmente desgastada, em sinal claro de que foi utilizada até o fim de vida útil. Mas, infelizmente, quando isso ocorre com um componente desses, o prejuízo é muito grande.

Danos colaterais

O caso ocorreu com um Citroën C3 1.4l, mas poderia ter sido com qualquer outro veículo; a correia dentada partiu enquanto o carro estava em movimento e diversos componentes internos do motor foram afetados
O caso ocorreu com um Citroën C3 1.4l, mas poderia ter sido com qualquer outro veículo; a correia dentada partiu enquanto o carro estava em movimento e diversos componentes internos do motor foram afetados

A correia dentada é responsável pelo sincronismo do motor. Esse pedaço de borracha correlaciona perfeitamente as aberturas e fechamentos das válvulas, no cabeçote, de acordo com a subida e descida dos pistões, no bloco do motor. Quando a correia quebra, ocorre o popular atropelamento de válvulas, que nada mais é do que o encontro do pistão com as válvulas, ocasionando o empenamento e até mesmo ruptura das válvulas.

morikawa-correia2No caso do carro na oficina, o motorista ainda tentou religar o carro, o que piorou o problema, pois ao dar a partida, o motor de arranque, que fica junto ao volante do motor e ligado ao virabrequim, forçou os pistões contra as válvulas. O resultado foi a necessidade de retifica do cabeçote, troca de válvulas, segmento, sede, retentores, correia, tensores e rolamentos, um prejuízo de R$ 2.200.

Nossa recomendação é para o comprador de carro usado sempre fazer a substituição da correia dentada ao adquirir um veículo cujo histórico de manutenção é desconhecido, como neste caso.

É certo que o veículo rodou por quase um ano sem problemas, mas se a correia dentada tivesse sido trocada logo que o carro foi adquirido, o custo do serviço não teria sido superior a R$ 500. Assim, é importante ficar atento a isso e nunca extrapolar o limite de uso recomendado no manual do proprietário.

 

Alexandre Akashi

Editor da Revista Farol Alto

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