Tragédia anunciada – Não ignore as luzes do painel

Luis Carlos Bailone Luizinho Reparações Automotivas  Av. Cel. Sezefredo Fagundes, 2789, Jardim Tremembé  (11) 2203-1627
Luis Carlos Bailone
Luizinho Reparações Automotivas
Av. Cel. Sezefredo Fagundes, 2789, Jardim Tremembé
(11) 2203-1627

Nos dias de hoje, com tanta tecnologia protegendo o veículo como um todo, é incrível como ainda tem motorista que consegue danificar o principal componente do carro pela simples falta de atenção ao painel de instrumentos.

Este é um desses casos. O carro chegou de guincho na oficina, um Peugeot 207 SW 2008/2008, com quase 150.000 Km, que apresentou defeito em um via expressa, muito movimentada. Superaqueceu e o motor travou.

Começamos o processo de diagnóstico e logo percebemos que o estraga era grande. Assim, desmontamos o cabeçote para verificar o que havia acontecido, e nos deparamos com uma situação de arrepiar. Ao conversar com o motorista, descobrimos que o carro rodou a seco até o motor travar.

Dois dos quatro pistões desapareceram, o bloco rompeu e nada ali tinha salvação. A falha teve início no sangrador da carcaça da válvula termostática que se rompeu e vazou todo o líquido de arrefecimento enquanto o carro estava em movimento, e ao invés de parar o veículo, o motorista simplesmente continuou.

O carro chegou de guincho na oficina, e quando abrimos o motor para fazer o diagnóstico, nem foi preciso procurar o defeito...
O carro chegou de guincho na oficina, e quando abrimos o motor para fazer o diagnóstico, nem foi preciso procurar o defeito…

O prejuízo foi grande. Montamos o orçamento: somente um bloco novo custaria R$ 10.000, na concessionária. Porém o mais importante é que todo esse trabalho teria sido facilmente evitado se o motorista tivesse parado o carro imediatamente ao acendimento da luz vermelha de temperatura no painel.

O custo para substituir a peça defeituosa e reestabelecer o sistema de arrefecimento teria sido 10 vezes menor do que o preço do bloco do motor.

Atenção

O sangrador da carcaça da válvula tersmostática rompeu e todo o líquido de arrefecimento vazou
O sangrador da carcaça da válvula tersmostática rompeu e todo o líquido de arrefecimento vazou

Este é o tipo de componente que dificilmente se consegue prever a falha, pois raramente apresenta defeito. Quando acontece, o estrago é imediato, porém o pior pode ser evitado e, neste caso, o pior é a perda do motor.

Dois pistões desapareceram
Dois pistões desapareceram

Por isso, é importante ficar atento aos alertas e sinais que o carro mostra, e principalmente às luzes do painel, que normalmente indicam se há algo errado com o veículo. Toda luz na cor amarela é um alerta para que o carro seja levado a uma oficina o quanto antes e as luzes na cor vermelha são mais sérias e o motorista deve parar o carro assim que possível, em um local seguro, chamar um guincho e levar o carro para uma oficina.

Alexandre Akashi

Editor da Revista Farol Alto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove − onze =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.