Defeitos recorrentes – Toc-toc-toc na direção elétrica

Adilson Abachioni,  Auto Astral Mecânica Av. dos Pequis, 320  Jd. Vl. Formosa  (11) 2916-0599
Adilson Abachioni,
Auto Astral Mecânica
Av. dos Pequis, 320
Jd. Vl. Formosa
(11) 2916-0599
A identificação da peça danificada, uma borracha que acopla o motor à coluna do volante
A identificação da peça danificada, uma borracha que acopla o motor à coluna do volante

Este mês destacamos um defeito recorrente que tem assolado os proprietários de veículos Kia Soul e Hyundai i30. Do nada e de repente, ao fazer qualquer leve movimento no volante, ouve-se um barulho estranho, um estalo sem fim, do tipo toc-toc-toc, que dá a sensação de que a qualquer momento pode se perder a direção.

Felizmente isso não acontece, mas a impressão é ruim mesmo. O defeito está no sistema de direção elétrica, é recorrente e crônico. Apesar deste ter sido o primeiro que peguei aqui na oficina, temos conhecimento de vários veículos que precisaram fazer este tipo de manutenção.

A falha está em um componente de borracha, o acoplamento entre a coluna e o motor elétrico da direção do veículo, no caso um Kia Soul (e é idêntica a do Hyundai i30). Esse pequeno componente é responsável por amortecer o impacto do motor na coluna, sempre que a assistência entra em funcionamento.

O Kia Soul parecia que ia ficar sem direção a qualquer instante, de tão alto e frequênte o ruído
O Kia Soul parecia que ia ficar sem direção a qualquer instante, de tão alto e frequênte o ruído

Ocorre que, por algum engano de cálculo, o material do acoplamento se desgasta e praticamente se desintegra. O processo de reparo é relativamente simples, porém requer conhecimento para retirar a coluna de direção com o sistema de assistência elétrica do veículo, desmontar o conjunto, substituir o componente, remontar tudo e reinstalar no veículo. É trabalhoso e requer cuidado, principalmente para não deflagrar a bolsa do airbag, já que é preciso retirar o volante.

Direção elétrica

A desmontagem do sistema de direção elétrico é trabalhoso
A desmontagem do sistema de direção elétrico é trabalhoso

A assistência elétrica no sistema de direção é uma evolução tecnológica dos automóveis e é recomendada pois trabalha de forma independente do motor, gerando economia de combustível de até 5% de acordo com fabricantes do componente.

Na bancada, todas as peças que fazem parte do sistema
Na bancada, todas as peças que fazem parte do sistema

O sistema é composto por motor, central eletrônica e sensores que identificam a demanda do motorista e acionam a assistência, tornando a manobra mais fácil de se realizar. Dependendo do modelo, conta com sensores de velocidade que permitem variar a quantidade de assistência de acordo com a velocidade do carro: quanto mais rápido, menor a assistência, o que permite uma condução mais firme e segura em altas velocidades.

 

Alexandre Akashi

Editor da Revista Farol Alto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vinte − 17 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.