Hyundai Santa Fe – Na medida certa

Texto: Antonio Puga
Fotos: Antonio Puga/Divulgação

A terceira geração do SUV Santa Fe, da Hyundai, conta com “argumentos” suficientes para convencer o consumidor brasileiro a investir R$ 194.990 para tê-lo em sua garagem. E quais são estes argumentos? No caso da versão avaliada pelo Farol Alto, a top, ela traz uma série de equipamentos como botão de partida, câmbio automático de seis marchas, controle de estabilidade, sistema de assistência em subida, controle de freio em curvas, de tração, de frenagem em descida, além de airbags dianteiros, traseiros e laterais, câmera de ré e sensores. Conte ainda com um teto solar panorâmico e um motor 3.3l, gasolina, de 270 cavalos de potência.

Invalid rotator ID specified (path erc_90_1449575809 doesn't exist). Unable to display rotator.

Logo de cara o SUV impressiona pelo seu tamanho, são 4,69 m de comprimento. A aparência robusta não é afetada pelo design refinado com linhas fluidas. Internamente não é diferente, acabamento de qualidade (inclusive o plástico), painel e instrumentos de fácil visualização, ótima ergonomia, vários porta-trecos, espaço de sobra e um porta-malas com capacidade de 585 litros.

Percorrendo entre cidade e rodovias, o SUV deixa claro o quanto a marca investiu no modelo para reduzir ao máximo o ruído interno. O máximo que se ouve é nas retomadas. As trocas de marchas são suaves, nada de trancos ou “buracos” entre uma marcha e outra, principalmente nas retomadas. No modo manual o carro fica ainda mais interessante, no trecho de rodovias, este prazer aumenta. Na cidade, vale mais utilizar o automático.

Outro ponto positivo do Santo Fe é o conjunto de suspensão, bem calibrado e que absorveu as irregularidades dos pisos dos trajetos de avaliação. Vale ressaltar os “brinquedos” eletrônicos que ajudam muito o motorista em todos os momentos, seja no instante de sair com o SUV em via inclinada, quanto nas curvas mais acentuadas, onde o sistema de estabilidade segura bem o “grandão”.

O Santa Fe, nesta versão top, traz retrovisores retráteis, faróis xenônio com leds, ar-condicionado com saída para os ocupantes do banco traseiro, memória dos bancos dianteiros, acendimento automático dos faróis, porta-luvas climatizados são alguns dos itens que integram o veiculo.

Dois pontos negativos, é o tom dos bancos de couro (marrom), que destoa do interior e a localização da abertura do tanque de combustível, que fica na porta, quase escondido, obrigando o motorista menos avisado a realizar um busca. Para quem pode pagar seu preço e gosta de unir tecnologia com conforto, o SUV vem na medida exata.

Ficha técnica
Hyundai Santa Fe
Motor: dianteiro, gasolina, V6, 3.3l, 24V, Dual CVVT, DOHC
Cilindrada: 3.342 cm³
Potência: 270 cv a 6.400 rpm
Torque: 32,4 Kgfm/5.300 rpm
Câmbio: automático de seis velocidades Shiftronic
Direção: assistência elétrica progressiva variável
Tração: integral
Pneus: 235/60 R18
Freios: dianteiros a disco ventilados e na traseira sólidos com ABS, EBD de quatro canais de última geração
Dimensões: comprimento, 4.690 mm; largura, 1.880 mm, altura 1.680 mm e entre-eixos, 2.700 mm
Peso: 2.120 kg
Volumes: porta-malas – 585 l; tanque de combustível: 64 l
Consumo (Km/l): – n/d

Alexandre Akashi

Editor da Revista Farol Alto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × quatro =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.