Dafra Citycom 300i – Boa na cidade e até na estrada

Valter Tartalho, da Somoto - (11) 2950-2012
Valter Tartalho, da Somoto – (11) 2950-2012
Diego Tartalho, da Somoto - (11) 2950-2012
Diego Tartalho, da Somoto – (11) 2950-2012

Sucesso de vendas, o Dafra Citycom 300i é um scooter médio que encara bem o trânsito urbano, seja ruas estreitas, avenidas largas ou pistas expressas, com tráfego livre ou congestionado, graças ao motor 264 cc, que desenvolve 23 cv de potência máxima a 7.500 rpm, e torque máximo de 2,4 kgfm a 5.500 rpm.

Lançado em 2010, o scooter já vendeu quase 15.000 unidades de acordo com números da Abraciclo. Nada mal para um veículo com custo inicial relativamente alto, R$ 17.890, segundo o site da marca.

Além do motor com boa potência, conta com excelente dirigibilidade, boa posição de pilotagem
Além do motor com boa potência, conta com excelente dirigibilidade, boa posição de pilotagem

Além do motor com boa potência, conta com excelente dirigibilidade, boa posição de pilotagem – não cansa -, e é fácil de manobrar. Outra característica de destaque do Citycom 300i é a boa velocidade em estrada, o que permite fazer viagens curtas sem problemas. Por estas características, tem se mostrado um dos melhores scooters do mercado.

Com rodas aro 16” e transmissão automática CVT, o modelo tem evoluído constantemente. Em 2014, ganhou freios com sistema CBS (sistema de frenagem combinada), que aciona o freio de ambas as rodas por meio de uma única alavanca, da mão direita. Já o modelo 2016 conta também com máscaras negras nos faróis e lanterna traseira em LED.

Na oficina

Os pontos fracos da moto são as pastilhas de freios, que duram pouco...
Os pontos fracos da moto são as pastilhas de freios, que duram pouco…

Aqui na Somoto, atendemos diversos proprietários deste modelo. Apesar das diversas boas qualidades, existem alguns pontos que podem melhorar. Um deles são as pastilhas de freios, item de desgaste natural, porém no scooter da Dafra é excessivo, sendo necessária a troca entre 2.000 e 3.000 km, que dependendo do uso, representa uma substituição a cada 4 ou 5 meses.

..., e as carenagens traseiras, que soltam frequentemente
…, e as carenagens traseiras, que soltam frequentemente

Outro ponto que pode melhorar é a fixação das carenagens, que com a vibração do uso diário costumam soltar, e isso demanda reapertos constantes. O preço das peças de reposição também é alvo de críticas. A correia custa absurdos R$ 375, enquanto os roletes, R$ 190. São preços muito altos para um veículo desse porte.

A boa notícia é que raramente dá problemas com a parte elétrica, e existe grande oferta no mercado de usados, com preços de aquisição bem mais convidativos. Por R$ 9.000, é possível encontrar o Citycom 300i em bom estado.

Já o preço do seguro é em torno de R$ 1.500. Para um veículo de duas rodas até que não é muito, mas comparado com o valor de aquisição, é quase proibitivo.

Alexandre Akashi

Editor da Revista Farol Alto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

nove − 6 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.