Manutenção preventiva – Check-list encantado

Marcos de Castro Mecânica De Castro  Av. Cons. Moreira de Barros, 625, Santana  (11) 2950-0990
Marcos de Castro
Mecânica De Castro
Av. Cons. Moreira de Barros, 625, Santana
(11) 2950-0990

Já faz algum tempo utilizamos na nossa oficina uma ferramenta de gestão, o Onmotor, que nos auxilia no gerenciamento de todos os serviços, clientes, fornecedores e até mesmo colaboradores. Recentemente, apresentaram uma novidade que tem agradado muito, pois tem permitido encantar nossos clientes de uma forma simples: o check-list.

Após realizar o cadastro do cliente e do respectivo veículo, o sistema nos permite imprimir um formulário com 54 itens para serem avaliados no carro. Trata-se de uma cortesia, para que o motorista saiba exatamente as condições do automóvel. Ele pode escolher entre aprovar ou não as recomendações do check-list.

Tendo conhecimento do real estado do veículo, o proprietário pode agendar os serviços e assim prevenir uma manutenção corretiva, que geralmente é muito mais dispendiosa, tanto no aspecto financeiro, como de tempo, podendo até mesmo incorrer em prejuízos mais sérios envolvendo a questão da segurança e integridade física.

 

O check-list permite conhecer as prioridades e agendar as manutenções
O check-list permite conhecer as prioridades e agendar as manutenções

marcos-checklist2O sistema permite aos nossos clientes, por exemplo, programar a manutenção de um item que ele não aprovou no check-list. Desta forma o sistema avisará dentro do prazo programado tanto ao mecânico quanto ao dono do carro, permitindo a ambos se programarem melhor para o reparo.

Dessa forma, deixamos de ser um prestador de serviço convencional e nos tornamos fornecedores de soluções em manutenção veicular para os nossos clientes. De fato, basta que ele passe uma vez por ano na oficina e já deixe programado as manutenções necessárias para o ano inteiro, tendo como base o resultado do check-list, associado às características de uso do veículo.

Pode parecer pouco, mas para quem depende do carro no dia a dia, trata-se de uma facilidade. Com o check-list mostramos ao dono do carro a situação de diversos itens, como o funcionamento dos instrumentos e iluminação do painel de instrumentos, as condições das palhetas dos limpadores de parabrisa e vidro traseiro, se há lâmpadas queimadas, (farois, setas, freio, placa, ré, iluminação interna do veículo), verificamos as condições e pressão dos pneus (inclusive estepe), e itens de segurança como chave de roda, macaco e triângulo de segurança.

São verificados também os esguicho dos limpadores de parabrisa, as condições do líquido de arrefecimento (vazamento, nível, aditivo), ar-condicionado/ar quente/ventilação, o nível e qualidade do fluido de freio, do óleo do motor e da direção hidráulica, a buzina, os vidros elétricos, freios, reservatório de partida frio entre outros.

Alexandre Akashi

Editor da Revista Farol Alto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × dois =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.