Manutenção preventiva – Respiração saudável

Julio Mansi Pneus Belém  Dgp Overhaulin R. Herval, 72 – Belenzinho (11) 2693-9274 pneus.belem@ig.com.br
Julio Mansi
Pneus Belém
Dgp Overhaulin
R. Herval, 72 – Belenzinho
(11) 2693-9274
pneus.belem@ig.com.br

O verão chegou. E com ele, o calor ficou mais intenso, até porque 2015 foi um ano quente, com pouquíssimos dias de frio, e 2016 promete ir pelo mesmo caminho. Ao mesmo tempo, o trânsito aumentou, cresceu, ficou mais selvagem, disputado. Estes elementos combinados resultam em uma maior utilização do sistema de ar-condicionado veicular, equipamento cada vez mais presente nos automóveis, pois além de proporcionar conforto, aumenta a sensação de segurança.

Assim, é agradável contar com um ambiente condicionado, ainda mais em uma situação chata que é ficar parado no trânsito. Mas, essa prática pode prejudicar a saúde e ocasionar problemas de renite alérgica se o equipamento for mal utilizado. O sistema de ar-condicionado automotivo possui um filtro de cabine que precisa ser trocado o que não acontece na maioria das vezes.

Além disso, muitos veículos zero Km com ar-condicionado, como por exemplo o Chevrolet Cobalt, são entregues aos seus proprietários sem o filtro de cabine. É lamentável ver que isso acontece. Além do Cobalt, os modelos Spin e Onix também chegam sem filtro, assim como nos Ford New Fiesta e EcoSport, e os Volkswagen Saveiro, Gol e Voyage.

Modelos como o Chevrolet Cobalt é entregue ao cliente sem filtro de cabine
Modelos como o Chevrolet Cobalt é entregue ao cliente sem filtro de cabine

O Cobalt, inclusive, descobri por acaso. Meu pai tem um e ao fazer a revisão do carro na concessionária, pois está em garantia, o consultor o alertou para a necessidade da troca do filtro. Como é um procedimento simples e não afeta a garantia, decidiu fazer na oficina da família. Quando foi retirar o filtro, não encontrou nada. Depois disso, atendemos um cliente que tem um Cobalt com 15.000 km, e queria trocar o filtro. Quando abrimos, não encontramos nada.

Recomendação

O Ford Ecosport também é entregue ao cliente sem filtro de cabine
O Ford Ecosport também é entregue ao cliente sem filtro de cabine

O recomendado para troca de filtro de cabine é a cada seis meses, fazendo também uma higienização no sistema do ar-condicionado. Existem diversos tipos de produtos e técnicas de higienização. Aqui na Pneus Belém, adotamos o processo por vaporização, que utiliza uma máquina pressurizada que cria uma nuvem com os produtos esterilizantes e os introduz nos dutos do sistema do ar.

Comparativo do usado com novo
Comparativo do filtro usado com novo

Este procedimento demora por volta de 40 minutos e tem vida útil de seis meses. O custo médio dos filtros de cabine variam de acordo com o modelo do veículo, entre R$ 50 a R$ 100, e a higienização tem preço médio de R$ 100.

Alexandre Akashi

Editor da Revista Farol Alto

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