Qualidade – Uma furada de radiador

Alexandre Morikawa Automecânica e Elétrica Morikawa R. São Paulo de Oliveira, 877 Jd. Cumbica, Guarulhos (11) 2481-3819
Alexandre Morikawa
Automecânica e Elétrica Morikawa
R. São Paulo de Oliveira, 877
Jd. Cumbica, Guarulhos
(11) 2481-3819

Este é mais um caso surpreendente de defeito de fabricação de componente automotivo. Dessa vez o problema foi com um radiador produzido pela Delphi, que deu muito trabalho e, no final, era algo que jamais esperaríamos encontrar em uma peça de uma marca tão conhecida.

O cliente entrou na oficina com problema que aquecimento no motor. O carro era um Chevrolet Astra e estava com o radiador furado. Serviço fácil e rápido: basta trocar por um novo e pronto. Quem dera.

Trocamos o radiador e fomos testar o carro. Continuava super aquecendo. Será que tinha mais algum defeito além do radiador? Essa era a única alternativa, uma vez que tiramos a peça defeituosa e colocamos outra no lugar, nova, tirada da caixa.

Suspeitamos da válvula termostática que podia ter quebrado fechada, e por isso não permitia a circulação da água no sistema de arrefecimento. Instalamos uma peça nova e testamos o veículo novamente. O problema persistia.

Fomos eliminando as possibilidades, não era possível algo assim. Verificamos o sensor de temperatura, e nada. Estava funcionando perfeitamente. Passamos a desconfiar da bomba d’água, a retiramos para examiná-la e também estava em ordem.

morikawa-1abre
O bocal da mangueira estava com o fundo
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lacrado, durante o processo de produção
morikawa-3final
esqueceram de fazer o furo

Todo o sistema de arrefecimento estava em conformidade, mas o problema continuava a nos desafiar de uma forma que nunca havia presenciado. Parecia coisa de outro mundo.

Em um momento de desespero, retiramos o cabeçote e mandamos para retífica, trocamos junta do cabeçote e deixamos tudo certinho, porém ao testar o veículo o defeito ainda estava lá. O motor superaquecia e nada fazia ele resfriar.

Foi nesse momento que decidimos retirar o radiador, como última tentativa de encontrar algo errado. E foi ai que tivemos a maior surpresa de nossas vidas: o encaixe da mangueira de entrada do líquido de arrefecimento que vem do motor estava obstruído. No processo de fabricação, houve algum problema e esqueceram de recortar a parte interna do tubo. Assim, o líquido que saía quente do motor não chegava a entrar no radiador, e o carro fervia.

Este é o tipo de defeito de fabricação para o qual ninguém está preparado, pois é algo quase impensável de acontecer. E é de difícil detecção pois o recorte fica escondido, só com um exame mais atento descobrimos o problema, que foi solucionado de forma bastante simples: recortamos a parte interna do tubo e abrimos passagem para o líquido entrar no radiador. Ficamos com o prejuízo das horas de trabalho perdido e lamentamos a falta de atenção dos sistemas de qualidade do fabricante, que jamais deveria permitir que algo assim chegasse ao consumidor.

Alexandre Akashi

Editor da Revista Farol Alto

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