Audi Q5 chega à 2ª geração

O Audi Q5 chegou à segunda geração com melhorias que somente uma marca como a Audi poderia apresentar. Esteticamente, mantém o mesmo padrão de linhas limpas, sem muitas curvas, sóbrio. Por fora, alterações na grade frontal, faróis e lanternas, retrovisores, teto e escapamento, agora integrados ao difusor.

O interior conta com luzes customizáveis e nova manopla do câmbio

O motor é o mesmo 2.0 l da família EA888, de dupla injeção (direta e indireta) agora com 252 cv de potência (o mesmo do Audi A4 na versão mais potente), acoplado a um câmbio Stronic de sete marchas. A novidade é o sistema de tração integral quattro, que agora é chamada de Tração Integral Permanentemente Disponível, e não mais Sob Demanda. A diferença está no conjunto mecânico e eletrônico que acopla o eixo cardã e transfere a tração para as rodas traseiras.

No novo sistema, o eixo cardã fica imóvel quando a tração integral não é necessária. Uma embreagem multidisco localizada na saída da transmissão e gerenciada por um módulo eletrônico se encarrega de acionar o eixo cardã conforme a necessidade, determinada por um conjunto de outros oito módulos: ABS, motor, transmissão, tração quattro, coluna de direção, suspensão, reboque, interface de diagnóstico (Gateway), e Drive Select. No diferencial traseiro, um sistema de pinças acionadas eletricamente fazem a conexão entre os eixos.

A largura foi reduzida em 5 mm, porém o modelo cresceu em largura (34 mm), altura (4 mm) e entre-eixos (12 mm)

Segundo a Audi, é possível transferir qualquer porcentagem de torque para o eixo traseiro conforme as condições de condução e nível de aderência do piso sendo que o acoplamento se dá em 200 milissegundos e pode ser “previsto” com antecedência de até 500 milissegundos. O objetivo principal é reduzir consumo e emissões, e os testes da marca indicam que este sistema gera economia média de 0,3 l para cada 100 km rodados. Para o condutor as ações são imperceptíveis.

O novo Q5 chega em três versões de acabamento, Attractive, por R$ 244.990, Ambiente, R$ 274.990, e Ambition, R$ 292.990. Como opcionais, a Audi disponibiliza os pacotes Side Assist, com Assistente de tráfego reverso, Exit Warning Assist e Pre Sense Traseiro, por R$ 6.500, e Assistance Tour, com Traffic Jam Assist, Controle de Cruzeiro Adaptativo e Active Lane Assist, por R$ 12.600.

O porta-malas leva de 550 l a 1.550 l

A Audi aproveitou para anunciar vendas do Q5 Ambition blindado de fábrica. A maior vantagem é que o carro já chega com um conjunto de suspensão, freios e eletrônica especialmente projetados para o aumento de peso resultante da blindagem 3A. O conjunto motor-transmissão é o mesmo 2.0 TFSI e Stronic de sete marchas, mas os pneus ganham tecnologia runflat e a suspensão é a ar, adaptativa. O preço sobre para R$ 354.990

Ao volante
A versão oferecida para test drive era a Ambition, que apresenta um pacote de itens de série bastante interessante, como faróis full LED, roda 20”, assistente de farol alto, luzes interiores customizáveis, espelhos exteriores com sistema antiofuscante, além dos itens que estão presentes nas versões mais simples, como Virtual Cockpit, teto solar panorâmico, banco do motorista com memória, assistente de estacionamento e ar-condicionado de três zonas (versão Ambiente).

O grande forte dos Audi é a esportividade ao volante, característica que o Q5 até tem, mas não chega ser tão marcante. Os 252 cv aceleram bem os 1.720 kg do carro, que faz de 0 a 100 km/h em 6,3 segundos, mas essa não é a principal marca do SUV. Já o conforto é impecável, ainda mais para quem viaja no banco traseiro, que conta também com ajuste do encosto.

Ficha técnica
Audi Q5 Ambition
Motor: dianteiro, transversal, turbo, gasolina, injeção direta e indireta, 4 cilindros, DOHC, comando de válvulas variável na admissão e escape, 1.984 cm³, 16 v, 252 cv a 5000-6000 rpm, 370 Nm a 1600-4500 rpm; diâmetro x curso: 82,5 x 92,8 mm; taxa de compressão: 9,6:1
Câmbio: automatizado de dupla embreagem, 7 marchas
Tração: integral
Direção: assistência elétrica
Suspensão: independente nas quatro rodas, braços sobrepostos na dianteira, e multilink na traseira
Freios: a disco nas quatro rodas, ventilados na dianteira e na traseira
Rodas e pneus: liga leve 235/45 R20
Dimensões: comprimento, 4663 mm; largura, 1893 mm; altura, 1659 mm; entre-eixos, 2819 mm, peso, 1720 kg, porta-malas, 550 l; tanque de combustível, 70 l
Desempenho: velocidade máxima, 237 km/h; aceleração 0 a 100 km/h: 6,3 s
Consumo PBE-V Inmetro: cidade – 8,5 km/l; estrada – 10,3 km/l

Alexandre Akashi

Alexandre Akashi

Editor da Revista Farol Alto
alexandre@farolalto.com.br

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