O Kia Soul é um carro bastante confiável e raramente apresenta defeitos crônicos, ainda mais quando o motorista realiza as manutenções preventivas de acordo com o preconizado no manual do proprietário.
Mas, de vez em quando até mesmo os melhores apresentam defeitos intrigantes, como o caso dessa unidade ano/modelo 2010, com pouco mais de 60.000 km rodados, que chegou na oficina com problema de ignição. De repente, o carro morre e nem sempre pega de primeira.
Com dezenas de sensores, atuadores, módulos eletrônicos e quilômetros de fios, o defeito pode ser qualquer coisa, desde bicos injetores com falha de equalização (quando um ou mais injetores injetam menos combustível do que o necessário), até um curto-circuito em um fio, provocando massa e cortando a ignição.
Quando há centenas de causas possíveis, o melhor a fazer é eliminar cada uma aos poucos, examinando os componentes e substituindo-os, se necessários. Mas, antes, é possível realizar um diagnóstico eletrônico, com scanner automotivo, para verificar se o defeito anotou alguma falha no sistema.
Na primeira tentativa, assim que o carro chegou, não havia nada indicando defeito. Era como se nada tivesse ocorrido e o carro estava normal. Assim, verificamos o sistema de ignição, velas, cabos de velas e bobinas. Tudo certo. Verificamos filtros de ar e combustível, e trocamos o de ar, preventivamente.
Partimos para verificação da equalização dos injetores. Havia uma pequena desequalização, que corrigimos, e também verificamos a tensão na bomba de combustível, que estava Ok. Fizemos o carro funcionar e, de repente, apagou sozinho.
Nesse momento passamos o scanner novamente, que indicou defeito na segunda sonda lambda, pós-catalisador. Algo estranho, pois nenhuma luz no painel acendeu. Normalmente, quando essa sonda deixa de funcionar, o carro sinaliza com um luz amarela com desenho do motor.
Retiramos o componente e analisamos. Não havia nada de errado nele. Apenas um pouco sujo. Limpamos e reinstalamos. Aparentemente isso resolveu o problema, pois não voltou a acontecer. Mas, é quase impossível ter certeza que era este o defeito.
Proprietário da Cobeio Car (R. Antônio das Chagas, 825 – Chácara Santo Antônio, São Paulo) – (11) 5181-8447
Tenho um Kia soul 2010 que desligava repentinamente. Não acendia luz de defeito e não passava de 4000rpm, não acusava nada no scanner. Pressão normal na bomba de combustível. Até que depois de muito pesquisar encontrei o problema: sensor de rotação.