Atenção às peças plásticas

Na oficina mecânica, recebemos reclamações de problemas recorrentes. Um deles é o vazamento de água pela peça plástica fixada ao cabeçote do motor, que aloja a válvula termostática e têm saídas para fixação de mangueiras de circulação de água.

Essa peça deforma com o aumento da temperatura e perde a vedação que, com o tempo, passa a apresentar rachaduras e parte da carcaça se decompõe, soltando pedaços, pois o material plástico deixa de apresentar suas características originais.

Outro problema também recorrente é o vazamento de óleo pelas tampas de válvulas dos motores, que muitas vezes se deformam e precisam ser substituídas, não aceitando a troca apenas da junta vedadora. Quando são metálicas, dificilmente a tampa se deforma.

Caso extremo
Recentemente tivemos um caso de superaquecimento de um motor, que chegou à temperatura extrema a ponto de derreter os componentes plásticos presos a ele. Esse motor teve que ser substituído, de tão grande que foi o estrago, pois suas peças não puderam ser retificadas.

Motor chegou a fundir pois sensor de temperatura foi enganado pela carcaça de plástico onde fica instalado

O cliente relatou que durante o defeito ocorreu quando rodava por uma estrada, em condições normais de uso, e o marcador de temperatura no painel não saiu da faixa normal de trabalho, por volta dos 90ºC, e só notou que o motor havia aquecido quando o carro parou e o motor não funcionou mais.

O carro era um Volkswagen Fox 2011, com 40.000 km, e ao tentar entender o que aconteceu cheguei à conclusão de que ao perder a água, e por não possuir medidor de nível de água no reservatório para avisar no painel, o sensor de temperatura do motor, que é fixado a uma carcaça plástica, perdeu o contato com a água e não poderia mesmo informar ao painel a temperatura real do motor, causando prejuízo ao proprietário do veículo.

Assim, é preciso atenção especial a essas peças plásticas, na manutenção preventiva, até que as montadoras de veículos se atentem a esses problemas que trazem prejuízos aos proprietários e diminuem a qualidade de seus produtos.

Marcelo Navega

Marcelo Navega é proprietário da Navega Mecânica Rua Gaivota, 860 - Moema (11) 5055 9992 www.navegamecanica.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dez + três =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.