Cuidados reduzem a emissões em veículos pesados

Os veículos a diesel representam uma parcela significativa de poluição do ar. Por isso, certos cuidados com os componentes podem contribuir na redução da emissão de gases. Técnicos da Unicore, fabricante de catalisadores, dão algumas dicas de como evitar o excesso de poluição.

Miguel Zoca, gerente de Aplicação do Produto, afirma que seguir o cronograma de manutenção, já é um começo. ”Seguir o cronograma de manutenções das fabricantes e abastecer com diesel S-10 de boa procedência são bons exemplos disso, assim como a utilização do Arla 32, quando especificado. O componente responsável por transformar os gases tóxicos provenientes da combustão em substâncias inofensivas é o catalisador. A vida útil dessa peça pode variar de, em média, 160 mil quilômetros em caminhões pequenos e médios, até 500 mil quilômetros em modelos extrapesados, porém, para garantir esse período de funcionamento é preciso realizar as revisões dos caminhões de forma correta”, explica.

Entre os itens que devem ser inspecionados periodicamente estão os sistemas eletrônicos de injeção – tanto de combustível como o de Arla 32 – a turbina e os sensores eletrônicos. “Os catalisadores em si não precisam de revisão, mas é preciso ficar atento aos itens que podem abreviar a vida desse componente. O consumo de óleo lubrificante em excesso, por exemplo, assim como o de combustível fora do padrão, também podem deteriorar o catalisador”. Outra recomendação importante é ficar atento à luz do sistema OBD, de diagnóstico a bordo, localizada no painel do veículo, pois ela pode indicar alguma anomalia no sistema de controle de emissões.

Quando funcionando de forma adequada, os catalisadores para motores diesel são capazes de converter até 90% de gases tóxicos nocivos à saúde em substâncias inofensivas.

Antonio Puga

Antonio Puga é jornalista, especializado no setor automotivo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

12 − nove =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.