Meritor lança eixos para veículos leves

A Meritor, fabricante de eixos para veículos comerciais, participa pela primeira vez da Fenatran – Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas. A empresa apresenta a nova geração de eixos traseiros trativos, com destaque para o MS-10X e MS-11X desenvolvidos especialmente para veículos comerciais leves.

O MS-10X é aplicado em modelos com até 9 toneladas de carga combinada, tais como veículos de entrega urbana, micro-ônibus, motorhome e step van, e traz como benefícios a utilização de engrenagens do conjunto de satélite/planetário forjadas de precisão, que contribui para maior robustez em uso severo, além de custo competitivo.

Eixo MS-11X, ideal para veículos com capacidade de até 14 toneladas de carga combinada

Já o eixo MS-11X é ideal para veículos com capacidade de até 14 toneladas de carga combinada, como os que realizam entregas urbanas entre cidades, micro-ônibus e motorhome. Esse sistema utiliza par coroa/pinhão com maior comprimento dos dentes resultando na melhor durabilidade da categoria e conjunto de rolamentos mais robusto, com maior capacidade de carga e menor custo de manutenção. Outra característica é que foi projetado com um número menor de componentes, aumentando a confiabilidade do sistema.

No outro extremo de aplicação, a empresa apresenta seus eixos traseiros pesados com redução no cubo para caminhões de até 120 toneladas de carga combinada. Desenvolvido para atender as necessidades de severidade alta, esse eixo proporciona maior distância do solo, garantindo maior mobilidade na aplicação pesada. Além disso, possui sistema otimizado de lubrificação com maior longevidade e com intervalo de troca de óleo estendido.

Além destas novidades, será apresentado na Fenatran o novo Cubo Unitizado com projeto desenvolvido pela Meritor. O modelo dispõe de sistema de rolamentos selado lubrificado para toda vida útil do produto. Trata-se de um conjunto compacto livre de inspeção e manutenção periódica, pois é feito com graxa especial aplicada sobre as áreas de contato, que contam com alta durabilidade. Com estas características, sua vida útil é aumentada em até 5 vezes em relação ao sistema convencional. Outro ponto de destaque é a redução em até 8 quilos do conjunto do eixo traseiro trativo.

Adalberto Momi, diretor geral de Assuntos Corporativos para Eixos Cardans

“Esta é a primeira vez que a Meritor expõe suas soluções para o setor de transporte de cargas na Fenatran e escolhemos esta edição justamente em um momento em que o mercado começa a apresentar sinais de retomada de um crescimento mais sustentável”, comenta Adalberto Momi, diretor geral de Assuntos Corporativos para Eixos Cardans

Aftermarket
A Meritor aproveita a Fenatran para mostrar as últimas novidades para o mercado de reposição, como o Catálogo Eletrônico Mobile, disponível nas plataformas Android e iOS. “A forma de pesquisa ficou mais rápida, além de aceitar qualquer informação que o usuário possuir, como número original, descrição do item, nome do fabricante, entre outras”, explica Luis Marques, gerente sênior de Marketing e Aftermarket da Meritor. Outra facilidade é que a versão mobile funciona sem a necessidade de acesso à internet.

Luis Marques, gerente sênior de Marketing e Aftermarket da Meritor

Outra atração é a Universidade Meritor, uma plataforma de cursos gratuitos à distância divididos em três módulos focados em perfis distintos. O primeiro módulo é um treinamento aberto com a apresentação de dados institucionais, do portfólio de produtos, de novas tecnologias, cuidados de manutenção e identificação de itens originais. O segundo traz informações voltadas aos técnicos, com vídeo-aulas sobre a montagem e a desmontagem de cada linha. Para finalizar, o terceiro módulo conta com aulas presenciais de conteúdo prático, que vão desde a apresentação de linhas de produtos Meritor, passando pelo seu funcionamento, análise de falhas, até a montagem e desmontagem do eixo diferencial.

Também será exibida a Linha de Óleos destinada à lubrificação de eixos diferenciais. Os produtos já estão disponíveis em duas versões: sintético (especificação 75W90) e mineral (especificação 85W140).

Mercado
Certos de que o pior já passou (o mercado de caminhões encolheu 70% nos últimos três anos), os executivos da Meritor acreditam em crescimento acima de 20% na produção de veículos comercias para o ano que vem. “Este ano cresceremos cerca de 22% e estimamos incremento de mercado de no mínimo 15% em 2018”, afirmou Marques.

Marques justificou a previsão a partir de estudos realizados pela empresa com números de produção, vendas e estoques, que demonstram considerável redução de veículos nos pátios desde o ápice do mercado, em 2012. “Percebemos claramente que nos últimos anos foram feitos ajustes de estoques e desde o início de 2017 as montadoras têm produzido mais”, afirmou.

Alexandre Akashi

Editor da Revista Farol Alto alexandre@farolalto.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × 1 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.