Os segredos das chaves

Já foi o tempo em que a chave do carro era um simples dispositivo de metal mecânico, com senha para abrir as trancas das portas e dar partida. Com objetivo de oferecer maior segurança patrimonial, as montadoras adicionaram ao segredo mecânico um dispositivo eletrônico que bloqueia a ignição, caso a chave não seja reconhecida pelo veículo.

Batizado de transponder, o dispositivo é um chip integrado a um circuito eletrônico localizado no corpo plástico da chave, que se comunica com o imobilizador, localizado em uma região escondida no veículo. Se não houver a comunicação entre transponder e imobilizador, o carro simplesmente não dá partida.

Detalhe do chaveiro quebrado e o transponder

Por este motivo, mais do que nunca é importante tomar o máximo de cuidado com as chaves, evitar quedas e deixá-las longe de objetos magnéticos. Recentemente recebi na oficina um Mitsubishi ASX 2.0 2013 que parou de funcionar, de um dia para outro, aparentemente sem explicação. O carro chegou de guincho, sem partida. O proprietário informou que estacionou o carro na garagem na noite anterior e não pegou no dia seguinte.

Sempre que um carro chega à oficina sem partida, o primeiro procedimento a fazer é um diagnóstico eletrônico com scanner automotivo. O ASX não apresentou nenhum tipo de defeito, o que é estranho pois geralmente quando a chave não é reconhecida, uma luz amarela pisca no painel. Por este motivo, somente depois de longos testes e tentativas foi possível identificar o real defeito do veículo.

Testamos todo o sistema de ignição: velas, bobinas, fusíveis, bateria, além da bomba de combustível e nada. Por fim, decidimos verificar a chave e descobrimos que a parte plástica estava com um pequeno trinco. Abrimos e não encontramos o transponder. De alguma forma o dispositivo havia desaparecido.

Encomendamos um novo na concessionária. No dia seguinte o cliente apareceu na oficina, para saber se havíamos encontrado o problema, e explicamos o que aconteceu. Foi quando ele nos contou que no dia anterior, antes de descobrir que o carro não ligava, havia jogado a chave para a esposa que ela caiu no chão e abriu.
Bom, eis a explicação para o sumiço do transponder. Colamos o novo no lugar assim como a capa da chave e ponto.

Claudio Cobeio

Proprietário da Cobeio Car (R. Antônio das Chagas, 825 - Chácara Santo Antônio, São Paulo) - (11) 5181-8447

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 + 8 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.