Scania mostra novos serviços, motores e caminhões

Novos motores de 450 e 510 cv, cinco novos modelos de caminhões (Streamline R Highline 510 6×4, Streamline R Highline 450 6×2, Super Rodotrem Scania R 620 V8 6×4, G 480 8×4 Heavy Tipper e o Caminhão-show Streamline R Highline 620 6×4) e duas novas propostas de serviços foram os grandes destaques da Scania na Fenatran 2017.

Batizado de Programa de Manutenção com Planos Flexíveis, a proposta da Scania é oferecer aos clientes serviços de manutenção personalizados, com base na forma de uso do veículo. A ideia é utilizar toda tecnologia de conectividade para coletar informações de uso (tempo de funcionamento, quilometragem rodada, tipo de piso etc.) e alertar o usuário da necessidade de revisão no caminhão.

Os estradeiros Streamline R Highline 510 6×4 e Streamline R Highline 450 6×2, que contam com o novo motor de 13 litros

Uma proposta interessante é a utilização de informação de consumo do veículo para determinar o valor da manutenção. Segundo a montadora, quanto mais economizar diesel menos o cliente pagará. Assim, a Scania estima que a economia com manutenção pode chegar a 16%, por veículo.

Outra novidade em serviços oferecidos pela Scania a partir desta Fenatran é o Driver Services, um treinamento personalizado que a empresa oferece aos motoristas, com objetivo de reduzir consumo de combustível. A montadora informa que esse serviço pode diminuir até 10% o consumo de combustível.

Lançamentos
As novidades em produtos da Scania somam dois modelos estradeiros, um para uso misto, um fora de estrada e um showtruck, além de dois novos motores 13 litros, com seis cilindros em linha, com 450 e 510 cv, que segundo a montadora oferecem até 5% a mais de economia de combustível.

Os estradeiros são os modelos Streamline R Highline 510 6×4 e Streamline R Highline 450 6×2, que contam com o novo motor descrito acima, de 13 litros. Tanto o 510 cavalos quanto o 450, apresentam pico de potência a 1.900 rpm. O primeiro tem torque máximo de 2.550 Nm, entre 1.000 e 1.300 rpm, e o 450, desenvolve torque de 2.350 Nm na mesma faixa de rotação.

O Rodotrem Scania R 620 V8 6×4 traz a inédita configuração de 11 eixos e capacidade de carga para até 91 toneladas

O Rodotrem Scania R 620 V8 6×4 faz parte da gama V8, e traz a inédita configuração de 11 eixos e capacidade de carga para até 91 toneladas. É indicado para o segmento canavieiro, de grãos e outros. O motor V8, de 16 litros, tem 620 cv de potência e desenvolve torque de 3.000 Nm. Para a nova configuração, chega um sistema de filtragem de ar do motor específico para a aplicação fora de estrada, instalado na traseira da cabine. Foi desenvolvida uma terceira linha de ar para permitir a frenagem simultânea em toda a composição quando o freio de estacionamento for acionado.

No segmento fora de estrada, o destaque é o G 480 8×4 Heavy Tipper, para uso em mineração, que segundo a Scania conta com componentes mais robustos que proporcionam mais 25% de capacidade de carga líquida em relação aos atuais modelos. Outros benefícios são o aumento da disponibilidade em até 5%, redução em até 15% do custo por tonelada transportada e aumento em 30% da vida útil na operação (cerca de um ano a mais de trabalho). Com ele, a Scania cria o nicho de 40 t e 58 t de PBT.

Finalmente, o Caminhão-show Streamline R Highline 620 6×4 é um veículo da gama V8 de 620 cv e torque de 3.000 Nm, entre 1.000 e 1.400 rpm, configurações que lhe garantem o título de caminhão de maior potência e força fabricado no Brasil. Com cabine mais luxuosa e confortável, o modelo foi transformado em um caminhão-show especialmente para a Fenatran 2017. Está equipado com assentos V8 de couro, roda de alumínio polida, faróis de xenônio, geladeira, defletor, bafômetro, air bag, Scania Retarder, Active Prediction e o sistema ADAS, que garante uma frenagem inteligente, avisando o motorista quando o caminhão chega a uma distância limite programada de um veículo à frente, e também em casos de exceder os limites das faixas laterais da rodovia, para evitar acidentes e invasão de pistas.

Alexandre Akashi

Alexandre Akashi

Editor da Revista Farol Alto
alexandre@farolalto.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *