Peugeot amplia participação no mercado de vans com a Expert

O mercado de vans urbanas no Brasil é ingrato, sejam elas de carga ou passageiros. Mercedes-Benz Vito e JAC T8 vendem pouco, quase não compensa o trabalho das marcas. E é justamente nesse segmento que a Peugeot aposta as fichas ao lançar a Expert, modelo que este ano chega na configuração furgão de carga, e no ano que vem, de passageiros.

Versão Bussiness Pack conta com ar-condicionado, retrovisores elétricos, faróis de neblina e chave com telecomando

O novo veículo chega em duas versões: Business por R$ 83.990 (com preço promocional de R$ 79.990, por tempo indeterminado), e Business Pack, por R$ 8.000 a mais. A primeira conta com direção eletro-hidráulica, vidros elétricos, controlador de velocidade, luzes diurnas de LED, sensor de sonolência, volante com regulagem de altura e profundidade, controle de estabilidade, assistente de partida em rampa, computador de bordo, indicador de marcha e rádio com Bluetooth e USB. Já a Bussiness Pack acrescenta ar-condicionado, retrovisores elétricos, faróis de neblina e chave com telecomando.

Destaques
Montado no Uruguai, o Expert tem sob o capô motor turbodiesel 1.6 litro de 115 cv de potência e torque máximo de 30 kgfm, acoplado a uma caixa manual de seis marchas. Tem 5,30 m de comprimento, o que permite levar 1.500 kg de carga útil e até 6,6 m³ de volume. Além disso, a baixa altura (1,935 m) o torna ideal para o transporte urbano, pois permite o acesso a estacionamentos, docas e qualquer tipo de local de carga e descarga com até 1,94m de altura máxima.

Baixa altura permite o acesso a tipo de local de carga e descarga com até 1,94m de altura máxima

Um diferencial do modelo é o Moduwork, que possibilita o aumento de espaço para transportar cargas longas. O assento do passageiro se eleva e libera espaço com superfície inferior plana o que permite levar cargas com até 4 metros de comprimento. Além disso, a cabine, que conta com 60 litros de porta-trecos.

Portas traseiras abrem com ângulo de 180º para facilitar carga e desccarga

A suspensão é 30 mm mais alta do que a versão europeia, por conta das características de piso das cidades brasileiras. O modelo tupiniquim conta também com protetor de cárter com espessura de 20 mm. Os freios são a discos nas quatro rodas, sendo os dianteiros ventilados.

Sob o capô motor turbodiesel 1.6 litro de 115 cv de potência e torque máximo de 30 kgfm

As vendas são realizadas por concessionárias especializadas, as Peugeot Professional Center, e o modelo conta também com o programa Total Care, um pacote de compromissos garantidos pela marca, com destaque para reboque gratuito, 24h por dia, durante oito anos, em casos de pane ou colisão, empréstimo de outro veículo Peugeot para locomoção, caso o reparo necessite mais de quatro dias úteis, mesmo que o veículo do cliente esteja fora da garantia e faturamento dos serviços e peças para a empresa, por boleto bancário.

Ficha técnica
Peugeot Expert
Motor: dianteiro, transversal, diesel, turbo, 4 cilindros, 1560 cm³, 8 v, SOHC, 115 cv a 3500 rpm, 30,6 kgfm a 1750 rpm; diâmetro x curso: 75 x 88,3 mm; taxa de compressão: n/d
Câmbio: manual, de 6 marchas
Tração: dianteira
Direção: assistência eletro-hidráulica
Suspensão: independente nas quatro rodas, tipo McPherson na dianteira, e braço arrastado na traseira
Freios: a disco nas quatro rodas, ventilado na dianteira e sólido na traseira
Rodas e pneus: aço, 215/65 R16

Alexandre Akashi

Editor da Revista Farol Alto alexandre@farolalto.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × 2 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.