Renault com fome de correia

Os antigos motores Renault K4M 1.6 litro são dignos de tirar o chapéu pela robustez. Mas, no entanto, existe uma falha crônica no projeto do sistema de transmissão de força que infelizmente causa prejuízos enormes aos motoristas. Já pegamos diversos casos idênticos aqui na oficina.

Correia Poly-V enrolada com a dentada, na polia

Do nada, o motor perde força e para. Até mesmo veículos com a manutenção preventiva em dia correm o risco de ter este problema.

Para evitar que defeito ocorra novamente, é adaptado um protetor entre as correias Poly-V e dentada

Ocorre que a correia Poly-V que aciona acessórios como ar-condicionado e alternador, pode escapar da polia e se enrolar com a correia dentada, que fica logo atrás. E quando isso acontece, é quase tão ruim quanto uma correia dentada quebrada.

Esse tipo de motor está presente em diversos veículos da marca Renault no Brasil, como Clio, Sandero, Logan, Duster, entre outros. No caso que avaliamos, era um Kangoo 2015, que havia trocado as correias recentemente. As imagens acima dizem tudo.

Ao abrir o motor, para verificar a extensão do problema, encontramos todos os balancins soltos no cabeçote, por conta do tranco. Quando isso acontece, pode não afetar as válvulas, porém, infelizmente, não foi o que aconteceu. Todas elas entortaram e tiveram de ser substituídas por novas.

De forma inusitada,
correia Poly-V se
enrosca na dentada

Em resumo, todo o cabeçote teve de ser refeito, causando prejuízo de aproximadamente R$ 3.000 para o dono do carro.

É uma incógnita o motivo delas se enroscarem. Há, no entanto, uma solução para isso e a aplicamos sempre aqui na oficina para que não volte a acontecer. Adaptamos um protetor entre as polias da correia dentada e Poly-V, que giram no mesmo eixo. Uma solução simples e de baixa complexidade, mas que garante nossos serviços. Não será por causa disso que o cliente voltará a oficina.

Claudio Cobeio

Proprietário da Cobeio Car (R. Antônio das Chagas, 825 - Chácara Santo Antônio, São Paulo) - (11) 5181-8447

3 thoughts on “Renault com fome de correia

    1. Caro Renan,
      Essa é uma adaptação que o sr. Cobeio realiza na oficina dele. Sugerimos entrar em contato com ele pelo telefone que consta na assinatura do artigo.

      Obrigado pela leitura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 − três =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.