Terceira geração do X3 chega ao Brasil no primeiro semestre

A terceira geração do BMW X3 chega ao país ainda no primeiro semestre. O SUV passou por uma reestilização visual, além de ganhar chip de conexão para internet, além de várias inovações. Para o Brasil serão comercializadas duas versões: X3 xDrive30i X Line, com preço de R$ 309.950, e BMW X3 M40i, a partir de R$ 397.950. A pré-reserva do modelo já pode ser feita no endereço eletrônico  www.novobmwx3.com.br.

Veículo passou por uma reestilização,, com design mais moderno

As mudanças no X3 começam na grade que ficou maior, reforçando o visual da marca. O veículo também ganhou um novo conjunto ótico com faróis Full-LED de formato hexagonal, para-choque dianteiro tem aparência mais robusta, destacando-se os contornos das entradas de ar.  Nas laterais a linha da cintura elevada, e m comparação à versão anterior, as lanternas tem novo formato, mais amplo e horizontalizado. O para-choques traseiro também foi redesenhado e passa a contar duas saídas de escapamento independentes, e um novo spoiler instalado na parte superior da tampa do compartimento de bagagem.

Internamente o veículo passou por melhorias como painel de instrumentos com display totalmente digital multifuncional de 12,3 polegadas, ar-condicionado automático digital, com controle de três zonas; bancos dianteiros esportivos, com ajuste lombar para motorista e passageiro; assentos traseiros tri-partidos, volante revestido de couro; teto solar panorâmico; e Comfort Access, que permite a abertura e o fechamento das portas sem a necessidade de tocá-las com as mãos, incluindo a tampa do porta-malas.

Em termos de medidas, o X3 não faz por menos, mede 4,716 metros de comprimento (4,708 m, no M40i), 2,864 m de distância entre-eixos, 1,891 m de altura (1,897, no M40i) e 1,676 m de largura – e um porta-malas com capacidade de 450 litros podendo ser ampliado para 1.600 l, com os bancos traseiros rebatidos.

Motor mais forte

A versão xDrive30i X-Line, conta com um propulsor de quatro cilindros em linha, 1.998 cm³,  252 cv de potência (entre 5.200 e 6.500 rpm) – 68 cv mais potente que a geração anterior – e 350 Nm de torque máximo (de 1.450 a 4.800 rpm). Já a opção M40i traz debaixo do capô um bloco M Performance TwinPower Turbo, de seis cilindros em linha, 2.998 cm³ e apto a entregar 360 cv de potência (entre 5.500 e 6.500 rpm) – 54 cv a mais que o antecessor – e 500 Nm de torque máximo (de 1.520 a 4.800 rpm).

Ambos tem câmbio automático esportivo de oito velocidades, com alavancas atrás do volante para trocas de marcha, e tração integral BMW xDrive. Na versão xDrive30i X Line, a aceleração de 0 a 100 km/h em 6,3 segundos, e a velocidade máxima é de 240 km/h. O M40i alcança 250 km/h enquanto os 100 km/h são atingidos em meros 4,8 s.

Interior ficou mais requintado e como mais equipamentos

Tecnologia é o que não falta ao  X3, como Driving Assistant, capaz de oferecer recursos de condução inteligente em situações de congestionamentos ou longas viagens, como prevenção de colisão traseira, alertas de tráfego cruzado, de aproximação lateral e de saída involuntária de faixa;  Parking Assistant, que permite estacionar com segurança e precisão auxiliado por câmeras e sensores instalados no veículo; Sistema de Navegação Professional com tela sensível ao toque. O novo ConnectedDrive completa o pacote tecnológico, oferecendo um conjunto de funcionalidades acessível por meio de um SIM Card – o mesmo utilizado em telefones celulares – conectado à internet. Esta tecnologia possibilita obter informações sobre condições de trânsito em tempo real, serviço de alerta de manutenção de componentes (BMW Teleservices), serviços de Concierge, como reservas de hotéis, cotações de moedas e recomendações sobre restaurantes; e Chamada de Emergência Inteligente.

Outra função adicional é a preparação para Apple Car Play. Por meio dele, o usuário pode transferir a interface de algumas funcionalidades do iPhone para o sistema de infotainment do veículo com a ajuda de conexão sem fio (wireless).

O BMW X3 possui sistemas como monitoramento da pressão dos pneus, freios a disco ventilado com ABS, controles de estabilidade e tração, além de seis airbags – duplos frontais, laterais dianteiros, de cortina dianteiros e traseiros; pneus Star Marking, com tecnologia Run-Flat.

Antonio Puga

Antonio Puga é jornalista, especializado no setor automotivo

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