Volkswagen e NVIDIA formam parceria

A Volkswagen e a NVIDIA formaram parceria visando o desenvolvimento de projetos de Inteligência Artificial (IA) que atenderá uma nova geração de veículos da marca. O anúncio foi feito na abertura da principal feira de tecnologia do planeta, a CES (Consumer Electronics Show), que acontece em Las Vegas, nos Estados Unidos.

Um exemplo desta parceria é a Kombi, agora rebatizada de I.D. BUZZ, totalmente elétrica e dotada de tecnologia de Inteligência Artificial para o cockpit e para autocondução. A “Copilotagem Inteligente” incluirá sistemas de conveniência e assistência baseados no processamento de dados colhidos por sensores posicionados tanto dentro como do lado de fora do carro.  Os sistemas poderão ser incrementados ao longo da vida do veículo através de atualizações de software e ganhar novas capacitações à medida que novos desenvolvimentos ocorram na condução autônoma.

A antiga kombi deu um pulo no tempo e passa a ser totalmente elétrica

O I.D. BUZZ faz parte da família I.D., modelo que a Volkswagen irá lançar sua linha de carros elétricos e introduzir gradualmente a condução autônoma a partir de 2020. Mais de 20 veículos totalmente elétricos estão planejados até 2025.

Esses novos modelos são baseados na completamente nova arquitetura MEB, voltada à emissão zero e mobilidade digital e faz uso da propulsão elétrica. Utilizando uma bateria integrada de forma horizontal ao piso do carro e um compacto sistema de propulsão, eles proporcionam um interior generoso e altamente variável. Para isso há tecnologias pioneiras vindas do segmento dos carros elétricos compactos, como o conceito de operação incluindo um mostrador de realidade aumentada tipo head-up (projetado à frente do motorista). Desde o início, os modelos baseados na arquitetura MEB oferecerão os mais recentes sistemas de assistência e estarão preparados para os níveis de condução autônomas já disponíveis. Os sistemas eletrônicos MEB também serão introduzidos gradualmente em veículos com sistemas de propulsão tradicionais baseados na arquitetura MQB.

 

Antonio Puga

Antonio Puga é jornalista, especializado no setor automotivo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 − dezessete =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.