Michelin lança novo pneu para motos

Com compostos inovadores e tecnologia de ponta, o Michelin Road 5 é a nova aposta da fabricante de pneus francesa para o segmento de motocicletas Sport Touring. Segundo testes internos realizados pela empresa, o novo pneu proporciona melhor aderência em piso molhado, quando comparado aos principais concorrentes (Metzeler Roadtec 01, Dunlop Road Smart 3, Continental Road Attack 3, Pirelli Angel GT e Bridgestone T30 EVO, nas dimensões 120/70 ZR 17 (dianteiro) e 180/55 ZR 17 (traseiro) numa Suzuki Bandit 1250).

Além disso, também foram realizados testes independentes sob encomenda da Michelin, para determinar quais dos pneus acima citados apresenta melhor estabilidade e dirigibilidade em pista seca.

Outro teste bem sucedido foi o de frenagem. A marca informa que com 5.000 km de uso, o Michelin Road 5 freia a uma distância tão curta quanto um pneu Michelin Pilot Road 4 novo.

Relação de tamanhos disponíveis: ao todo são 11 dimensões, sendo 4 para a versão trail

“Esta nova gama de pneus Sport Touring apresenta um rendimento contínuo, especialmente em superfícies difíceis, como as molhadas, alinhando-se perfeitamente à abordagem da Michelin de manter constante o desempenho dos pneus. Nossas inovações respondem a este nível de exigência, a fim de proporcionar sempre mais segurança, mais confiança e mais prazer em pilotar”, afirma Antonio Barbosa, diretor comercial de pneus para moto da Michelin América do Sul.

Para alcançar este nível de performance, o Michelin Road 5 utiliza a tecnologia Michelin XST Evo, que apresenta última geração de compostos de borracha, tecnologia de duplo composto de borracha, Michelin 2CT Technology no pneu dianteiro e Michelin 2CT+ Technology no pneu traseiro, e escultura especial para os pisos seco e molhado, que combina recortes evolutivos com reservatórios de água circulares cuja finalidade é aumentar a capacidade de drenagem da água e romper a película de água, evitando assim o “aquaplaning”.

Barbosa explica que os recortes evolutivos fazem aparecer sulcos mais largos à medida que o desgaste aumenta, mantendo a capacidade de evacuar a água mesmo com a escultura já desgastada. Este é, portanto, o segredo de o novo pneu conseguir frear com mais eficiência do que o anterior mesmo após 5.000 km de uso.

Road 5 está disponível em 11 dimensões, sendo 4 para a versão trail. Por enquanto, será comercializado apenas no mercado de reposição, pelo mesmo preço do Pilot Road 4, que será retirado do mercado.

Alexandre Akashi

Editor da Revista Farol Alto alexandre@farolalto.com.br

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