Quanto dura um motor?

A durabilidade do motor do carro está diretamente relacionada à forma com a qual a manutenção veicular é realizada. Até mesmo quando fica parado por longos períodos, necessita de manutenção periódica, pois somente assim se tem certeza de que ligará na primeira partida.

Veículos de uso diário devem passar por uma inspeção pelo menos uma vez ao ano, com substituição de componentes de desgaste natural, como óleo lubrificante e filtros de óleo, ar e combustível.

Devem ser checados itens importantes para uma boa queima do combustível, como velas de ignição, cabos de velas, bobinas, e a bateria, componente responsável por fornecer toda a eletricidade para a centelha e peças eletrônicas de gerenciamento e controle do veículo.

Tenho comigo clientes de longa data que realizam manutenção preventiva e corretiva dos veículos há anos. Um deles, um Volkswagen Gol da década de 1990, hoje com mais de 800.000 km rodados que nunca precisou de retífica, nem mesmo foi aberto. O carro roda macio, não queima óleo, é perfeito.

Usar bem o veículo
significa andar com
calma e sem desespero

Desde que saiu da garantia, sou o único profissional que realiza a manutenção dele. É um carro de uso diário, e pelo menos duas vezes por ano faço uma revisão completa nele. Ao longo de todos esses anos, já foram substituídas várias peças de desgaste natural, como correia dentada, esticador de correia, rolamento e polia, discos de freios, pastilhas e sapatas, componentes de direção e suspensão, mas nada que tivesse sido fora do normal.

Claro que oriento o motorista a usar bem o veículo, pois afinal já não é um zero km. Usar bem um veículo dessa idade significa, além de fazer manutenção preventiva, evitar acelerar como se estivesse em uma pista de corrida, passar devagar em lombadas e valetas, evitar buracos, e principalmente, abastecer com combustível de qualidade. Sei que está difícil encontrar um posto honesto nos dias de hoje, mas ainda há bons exemplos. Sempre peça a nota fiscal, pois essa é a primeira arma do consumidor contra a malandragem.

Ah, sim, respondendo a pergunta título deste artigo: dura muito tempo, se utilizado e cuidado com responsabilidade.

Claudio Cobeio

Proprietário da Cobeio Car (R. Antônio das Chagas, 825 - Chácara Santo Antônio, São Paulo) - (11) 5181-8447

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 + dez =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.