Perigo nas estradas

Os Toyota têm fama de carros robustos e baixo índice de defeitos, o que é bom. Mas, há um lado negativo nisso.
Como são raros os casos de problemas no motor, nem sempre se encontram peças de reposição no mercado independente e, nas concessionárias, o tempo de espera é longo.

Foi o que aconteceu com uma cliente, proprietária de um Toyota RAV4 2010/2010, com 129.350 km rodados. Por conta de um vazamento de fluido de arrefecimento causado por um furo no acoplamento da mangueira com o radiador, o motor sobreaqueceu e precisou fazer o cabeçote.

Porém, quem disse que seria fácil encontrar válvulas, sedes de válvulas e demais componentes do cabeçote desse motor? Fato é que, como raramente quebram, não há comércio de peças sobressalentes.

Insegurança
O mais intrigante desse caso é conhecer o motivo que levou a motorista a permitir tal estrago. Ela contou que estava no caminho de volta para casa, em uma estrada, quando percebeu uma luz vermelha acender no painel. Era de temperatura, o motor estava sobreaquecendo.

Sem ter onde parar,
motorista rodou até
um local seguro

A recomendação de qualquer especialista e também do manual do proprietário é parar o veículo imediatamente ao notar a presença de uma luz vermelha no painel, porém no local esmo que a motorista se encontrava, seria quase suicídio. Sozinha, em uma estrada escura, no meio da noite, se fez obrigada a rodar longínquos sete quilômetros até encontrar um ponto seguro para parar.

Esperou o motor esfriar um pouco, encheu o reservatório e tentou ligar o carro, sem sucesso. Já era tarde, o estrago no cabeçote estava feito. Precisou chamar um guincho para trazer o carro à oficina.

Toda essa história resultou em um prejuízo de R$ 4.000 em peças e mão de obra para recuperar o motor. Um gasto que seria muito menor se houvesse segurança. Um mal causado por políticas públicas errôneas, que levam as pessoas a cometerem atos insanos, e aos honestos, pagar um alto preço.

Claudio Cobeio

Proprietário da Cobeio Car (R. Antônio das Chagas, 825 - Chácara Santo Antônio, São Paulo) - (11) 5181-8447

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 − 14 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.