Problemas automáticos no Cruze

Defeitos crônicos são os piores que podem acontecer para o dono do carro, pois não há como fugir deles e só se sabe que caiu em uma armadilha tempos depois que o carro saiu da garantia.

O caso que relatamos a seguir ocorreu com um Chevrolet Cruze Automático, 2014, com 50.000km. O carro parou não andou mais, tanto que o cliente nos enviou de guincho. Ele relatou que sentiu alguns sintomas como desengate de marcha e tranco, e depois passou a ouvir um ruído anormal quando andava, sem conseguia definir de onde vinha. Dois dias depois o carro parou definitivamente.

O disco quebrado; peça é vendida com frequência

O cliente utiliza o carro com bom senso, sem acelerações nem freadas bruscas, dentro de condições normais, no dia a dia para ir e voltar do trabalho, em ruas asfaltadas. Nada de uso sob condições extremas. Pela quilometragem, o fluido do câmbio poderia ter sido trocado, preventivamente, mas poucos se atentam a isso.

Nosso diagnóstico foi problema interno na transmissão. Ao desmontar, constatei disco quebrado e tambor de alumínio bem avariado. Pesquisei sobre o problema e conclui que é um defeito recorrente nessa transmissão. Ao cotar as peças, também tive informação que o disco e o tambor são peças vendidas com freqüência ao se realizar a manutenção desse componente.

O disco e o tambor
são vendidos
com frequência

Tentei comprar as peças na rede concessionária, mas não consegui pois não havia pronta entrega, além de o preço ser maior. A GM tem a transmissão completa por quase R$ 30.000 (tabela), porém é possível conseguir um grande desconto. Nesse caso o cliente preferiu reparar a original, pois o preço ainda era melhor.

Não houve problemas, a transmissão pode ser reparada adequadamente e o carro voltou a funcionar corretamente. Não tenho informação sobre alguma modificação nas peças problemáticas, então é um defeito que provavelmente voltará a acontecer e, se ocorrer, o custo de reparo completo desse componente gira em torno de R$ 10.000.

Marcelo Navega

Marcelo Navega é proprietário da Navega Mecânica Rua Gaivota, 860 - Moema (11) 5055 9992 www.navegamecanica.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vinte − 1 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.