Harley-Davidson tem linha de produtos para motos

A Harley-Davidson possui uma linha de produtos que engloba roupas, vestimentas funcionais, peças de decoração, colecionáveis e óleos lubrificantes que atendem a todos os modelos de motos da marca.

Os lubrificantes Harley-Davidson Motor Oil foram desenvolvidos exclusivamente para os motores H-D e atendem as características específicas desses motores para atingir o seu máximo desempenho. Esses produtos específicos para os propulsores foram desenvolvidos em conjunto com a equipe de engenharia da marca. Uma das principais características dos motores H-D é que trabalham em altas temperaturas de funcionamento. Os lubrificantes contam com a especificação de viscosidade SAE 20W50.

Um lubrificante de baixa qualidade ou que não cumpra as características mínimas recomendadas aos motores HD podem acelerar o desgaste dos componentes ou mesmo danificar totalmente o propulsor e a transmissão da motocicleta.

Segundo a marca é importante que a primeira troca do óleo lubrificante (motor, primária e transmissão) seja realizada logo na primeira revisão, após um ano ou 1.600 km rodados, o que acontecer primeiro. Isso garante que os detritos gerados no processo de amaciamento e assentamento do motor sejam removidos junto com o lubrificante. É necessária também a substituição do filtro de óleo em decorrência da saturação da peça na retenção destas impurezas.

Outra orientação é manter as trocas regulares conforme o plano de manutenção e seguindo o manual do proprietário, e nunca adicionar nenhum tipo de aditivo ao lubrificante. O nível de óleo abaixo da especificação recomendada pode comprometer o filme de lubrificação, acelerando o desgaste entre as peças e reduzindo a vida útil do propulsor. A temperatura das peças pode elevar-se, podendo resultar em dano permanente ao motor por superaquecimento e possível travamento. A utilização de óleo lubrificante de qualidade duvidosa também pode acelerar o desgaste de peças se as especificações não cumprirem o mínimo indicado pela H-D.

 

Antonio Puga

Antonio Puga é jornalista, especializado no setor automotivo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

nove + 13 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.