Mini hatch ganha pacote de tecnologia e interatividade

A Mini está disponibilizando no Brasil um pacote de conectividade. O assistente  de mobilidade   é oferecido incialmente no  novo Mini hatch  (3 p, 5p e conversível). O novo sistema integra serviços inéditos como Concierge, Teleservices, Chamada de Emergência, Apple Car play e o RTTI (Real Time Traffic Information), que coleta informações em tempo real do trânsito.  

O Concierge, assistente pessoal auxilia o motorista a planejar sua agenda, realizando desde reservar restaurantes e hotéis até encontrar pontos de interesse. Por meio dos aplicativos onboard, é possível pesquisar preços de combustíveis até estacionamentos mais próximos, além de receber a previsão do tempo e notícias dos mais variados assuntos. O aplicativo oferece ainda serviços remotos como travamento e destravamento das portas, status e posição do veículo, e acionamento de faróis e alarme para facilitar a localização. Tudo por meio do smartphone!

Com o Apple CarPlay, o motorista  tem ao  seu dispor todas as funcionalidades do iPhone, podendo enviar mensagens, escutar músicas, fazer e atender chamadas e realizar comandos de voz pelo Siri, entre outros, sem desviar a atenção do percurso. Dotado de reconhecimento de voz com entendimento natural da linguagem, o sistema interage ainda com os aplicativos de música por streaming Spotify e Deezer.

Os serviços incluem ainda o Mini Find Mate, que rastreia por meio de tags pequenos objetos usados com frequência, como itens de viagem, bolsas, estojos, chaveiros e mochilas, em caso de perda ou esquecimento. Com isso, a posição do objeto é não só exibida no computador de bordo, como também no aplicativo MINI Connected para smartphones.

Outra novidade é o sistema de Navegação Inteligente, mais completo e preciso que o anterior, fornece mecanismos de busca online Send2Car e busca online integrada ao veículo, além de ativação automática do APP, permitindo a navegação de dentro ou de fora do MINI.  O sistema disponibiliza também o recurso RTTI (Real Time Traffic Information), que coleta dados de tráfego em tempo real e ajusta o tempo de rota previsto conforme recebe as atualizações.

Além disso, o Assistente de Mobilidade facilita as atividades do dia a dia, registrando os destinos frequentes e realizando uma integração com o calendário pessoal do motorista, de modo a emitir notificações por meio do iPhone ou Apple Watch para que nenhum compromisso seja perdido.

A conexão online da Mini é realizada por meio de um cartão SIM integrado ao veículo, seguindo o padrão 4G de conectividade, que passa a oferecer uma série de novos serviços digitais, como em situações de emergência-Teleservices e o Intelligent Emergency Call- entram em ação detectando automaticamente a localização do veículo e a gravidade do acidente.

Os novos serviços Mini Connected são oferecidos em três pacotes: Connected Media, Connected Navigation and Connected Navigation Plus. Quando usados ??em conjunto com o aplicativo Mini Connected em um smartphone, eles abrem o acesso a uma série de serviços digitais dentro e fora do carro.

 

Antonio Puga

Antonio Puga é jornalista, especializado no setor automotivo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dez − sete =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.