Model A da Mitsubishi vira carro híbrido no Discovery Turbo

O primeiro modelo produzido em série pela Mitsubishi, o Model A, em 1917, é a estrela da nova temporada do programa Por Dentro da West Coast Customs, exibido pelo canal Discovery Turbo. A apresentação acontece no dia 30 de maio, `as 20h30, e mostra mais do que simplesmente uma réplica do carro, mas uma versão híbrida sob a carroceria de um veículo com mais de um século.

Coube a Ryan Friedlinghaus, especialista em customização automotiva e apresentador da série, a ideia de manter as linhas principais do veículo e, ao mesmo tempo, evitar a réplica. Para isso, foi utilizada a tecnologia híbrida do Outlander PHEV para o projeto. O principal desafio foi acomodar, em uma carroceria pequena (3830 mm de comprimento, 1620 mm de largura, 2400mm de atura, entre-eixos de 2727mm, e pesando 1315kg), projetada no início do século passado, com os sistemas e mecanismos dos novos modelos da marca.

A produção do Model A teve início no estaleiro Kobe, da Mitsubishi Shipbuilding Co. O carro foi projetado para transportar passageiros e produzido inteiramente no Japão. O motor foi construído em ferro fundido, tinha quatro cilindros, a gasolina, 35 cavalos e atingia a velocidade máxima de 30 km/h. O interior foi projetado por construtores com experiência em carruagens, que utilizaram cipreste branco no acabamento.

O veículo era equipado com faróis com lâmpadas a gás e usava uma buzina de acionamento manual movida a ar. Sua estrutura era formada por painéis de aço envernizado montados em molduras de madeira. O seu interior continha materiais luxuosos para a época, como lã especial de fabricação inglesa. O Model A foi produzido até 1921, quando saiu de linha.

 

Antonio Puga

Antonio Puga é jornalista, especializado no setor automotivo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

doze − 7 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.