Ônibus elétricos podem garantir eficiência no transporte urbano

A utilização de ônibus elétricos em cidades como São Paulo, por exemplo, poderia ter reduzido o impacto junto aos passageiros, devido a greve dos caminhoneiros, que obrigou as empresas de transporte urbano, reduzirem a frota em circulação.

O uso de veículos  com tecnologias sustentáveis como  os trólebus e híbridos, reduziriam a gravidade do problema.  “Além de serem veículos não poluentes e que utilizam tecnologias limpas e de fontes renováveis, os ônibus elétricos a bateria e trólebus colaboram para uma  matriz energética  mais democrática e ampla, com ganhos para a sociedade e para o meio ambiente”, explica Iêda Alves Oliveira, diretora da Eletra e da ABVE – Associação Brasileira de Veículos Elétricos.

“Na capital paulista foi aprovada a Lei 16.802/2018 que estabelece a redução na emissão de CO2, em toda a frota de ônibus da cidade, de 50% em 10 anos e de 100% em 20 anos. Podemos fazer uma análise comparativa entre as metas estabelecidas na lei e o drama que vivemos hoje e constataremos que os benefícios da lei vão além das questões ambientais e de saúde. As questões econômicas e de segurança operacional são partes agregadas ao cenário positivo com a diversidade da matriz energética no transporte coletivo das grandes cidades”, diz a executiva.

Segundo Iêda Alves Oliveira, os benefícios e vantagens da mobilidade elétrica e híbrida para o meio-ambiente podem ser sentidos imediatamente com a utilização de tecnologias como:

Trólebus – Ônibus elétrico cuja energia vem de rede aérea. Os mais modernos possuem uma autonomia operacional com baterias que permite o deslocamento por até 20 km sem rede.

Elétrico Híbrido Dual Bus – Ônibus elétrico cuja energia pode vir de três fontes: grupo motor-gerador e/ou baterias e/ou rede aérea. Esta flexibilidade permite que um ônibus elétrico híbrido possa operar como elétrico puro ou como trólebus (onde houver rede aérea).

Elétrico Puro Baterias – Ônibus elétrico cuja energia vem de uma única fonte: baterias. Estes modelos podem ser dimensionados para a autonomia que mais se adequem às condições operacionais. As baterias podem ser carregadas uma única vez na garagem ou terem recargas de oportunidade nos terminais.

 

Antonio Puga

Antonio Puga é jornalista, especializado no setor automotivo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × cinco =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.